Brasil

Comissão de Relações Exteriores adia sabatina de indicado à Abin Luiz Fernando Corrêa

De acordo com o presidente do colegiado, senador Renan Calheiros (MDB-AL), o adiamento se deu em razão da falta de quórum

 (Leonor Calazans/Agência Senado)

(Leonor Calazans/Agência Senado)

Agência Senado
Agência Senado

Agência de notícias

Publicado em 30 de março de 2023 às 11h38.

Última atualização em 30 de março de 2023 às 11h44.

A Comissão de Relações Exteriores (CRE) adiou a sabatina de Luiz Fernando Corrêa, indicado pelo Executivo para diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), que aconteceria na manhã desta quinta-feira, 30. De acordo com o presidente do colegiado, senador Renan Calheiros (MDB-AL), o adiamento se deu em razão da falta de quórum. A sabatina foi remarcada para a semana pós-feriado. 

Quem é Luiz Fernando Corrêa?

Corrêa é delegado aposentado da Polícia Federal e já atuou como diretor-geral da instituição entre 2007 e 2011. Além disso, de 2003 a 2007, ele ocupou o cargo de secretário nacional de Segurança Pública no Ministério da Justiça. Durante o período, foi responsável pela criação da Força Nacional de Segurança Pública, programa que nivela o treinamento de profissionais e coordena operações em apoio aos estados brasileiros.

Bacharel em direito e especialista na gestão de políticas de segurança pública, Fernando Corrêa foi diretor de segurança na organização e realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

O ex-delegado Luiz Fernando Corrêa é o primeiro indicado ao cargo de diretor-geral desde que a Abin foi transferida para a Casa Civil. Antes, o órgão era gerido pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República que, por sua vez, é comandado pelo general da reserva Marco Edson Gonçalves Dias.

 

Acompanhe tudo sobre:SenadoRenan CalheirosSenado Conteúdo

Mais de Brasil

Câmara aprova alíquotas menores para setor químico até 2026

Relator no TSE vota pela absolvição do senador Jorge Seif, acusado de abuso de poder econômico

Câmara aprova urgência de projeto que cria incentivos para instalação de data centers no Brasil

Crescimento anual de 20% nos gastos públicos exigirá ajuste fiscal, diz Mansueto