Brasil

Cooperativas suspendem abate de animais por greve dos caminhoneiros

As cooperativas do Paraná afirmaram que a medida foi tomada por dificuldades em armazenar e transportar carnes durante a greve dos caminhoneiros

Greve dos Caminhoneiros: cooperativas agropecuárias do Paraná anunciaram a suspensão de abate e industrialização de produtos (Rodolfo Buhrer/Reuters)

Greve dos Caminhoneiros: cooperativas agropecuárias do Paraná anunciaram a suspensão de abate e industrialização de produtos (Rodolfo Buhrer/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 23 de maio de 2018 às 13h01.

São Paulo - Cooperativas agropecuárias do Paraná anunciaram nesta quarta-feira que suspenderão os abates de suínos, aves e peixes em razão da falta de matérias-primas para suas unidades frigoríficas, uma vez que os protestos dos caminhoneiros avançam pelo terceiro dia consecutivo, prejudicando o transporte de produtos.

De acordo com a Ocepar, que representa essas associações, ao menos quatro cooperativas já comunicaram que vão interromper as atividades: C. Vale, Frimesa Cooperativa Central, Lar e Copagril.

O anúncio desta quarta-feira se segue ao da Aurora, terceira maior produtora de carnes de aves e suínos do Brasil, que na véspera informou a suspensão das operações em Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, com perda potencial de 50 milhões de reais.

Com sede em Palotina, no oeste paranaense, a C.Vale deixará de processar carnes de frango e peixe --por dia, a cooperativa abate 530 mil frangos e 50 mil tilápias.

"A medida foi tomada em função das dificuldades para armazenagem e transporte de carnes... A retomada das atividades ocorrerá assim que as rodovias forem liberadas. Para isso, a direção da C.Vale espera que governo federal e representantes dos caminhoneiros cheguem a um acordo o mais brevemente possível...", afirmou o presidente da C.Vale, Alfredo Lang, segundo nota da Ocepar.

Uma reunião entre representantes do movimento grevista e do governo está prevista para esta quarta-feira.

Já a Frimesa alertou que suspendeu o processamento de suínos nos frigoríficos de Medianeira e Marechal Cândido Rondon, enquanto a Copagril interromperá a partir de quinta-feira os trabalhos na unidade de Marechal Cândido Rondon.

Por fim, a Lar, com sede em Medianeira, parou o abate de 615 mil aves e a industrialização de outras 80 toneladas de produtos.

"A suspensão da operação de abate e industrialização tornou-se inevitável em razão dos efeitos do movimento grevista que impossibilita a passagem de caminhões com insumos necessários para abastecer as indústrias, aves vivas para o abate, expedição dos estoques para atender clientes e mercados a nível regional e nacional...", afirmou o presidente da cooperativa, Irineo da Costa Rodrigues, segundo a Ocepar.

Acompanhe tudo sobre:Carnes e derivadosCaminhõesProtestos no BrasilParanáGrevesCaminhoneiros

Mais de Brasil

Caiado diz que carta de Bolsonaro indica 'fragilidade' de Flávio

Temporal no Rio Grande do Sul deixa mais de 600 desalojados em Eldorado do Sul

El Niño pode provocar até 300 mm de chuva no RS e aumenta risco de temporais

Bolívia prende suspeito de roubo de R$ 14 milhões em aeroporto do RS