Brasil

Convidados do evento do PT celebram reeleição de Dilma

Militantes que se concentram em um hotel em Brasília começam a se abraçar e a gritar: "tucano, aceita, é Dilma reeleita"

Militantes do PT comemoram vitória de Dilma em Brasília (REUTERS/Ueslei Marcelino)

Militantes do PT comemoram vitória de Dilma em Brasília (REUTERS/Ueslei Marcelino)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de outubro de 2014 às 20h03.

Brasília - Embora o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda não tenha divulgado o resultado final das eleições para a presidência da República, militantes que se concentram em um hotel em Brasília começaram a se abraçar e a gritar: "tucano, aceita, é Dilma reeleita".

O clima de euforia e apreensão marca essa reta final da apuração dos votos. Militantes convidados para o pronunciamento da presidente Dilma Rousseff comemoraram há pouco o aumento da margem de diferença de votos em relação ao tucano Aécio Neves.

Com 96,73% dos votos apurados, a presidente tinha atingido 51,26% dos votos válidos contra 48,74% do candidato Aécio Neves.

A vantagem apertada gerou apreensão entre os petistas, que chegavam ao hotel em um clima de euforia. O ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, disse ao chegar que esperava uma vantagem maior de Dilma. "Torci para que fosse uma diferença maior. Não foi possível, então é com essa (diferença) mesmo que vamos", disse. 

Ao ser questionado sobre como seria um segundo governo Dilma diante de uma divisão acirrada do País entre petistas e tucanos, o ministro afirmou que o desafio será unir o País. "Se fosse quatro ou cinco pontos de diferença (para Dilma), a necessidade de unir não seria diferente."

Questionado se essa pequena margem não traria dificuldades também na relação com o Congresso, Aldo respondeu: "A dificuldade no Congresso é a mesma, que não é pequena e nunca foi."

O ministro também minimizou a tensão na reta final das eleições, que foi marcada por acusações entre Dilma e Aécio. "Não teve clima de guerra nenhum. O que teve foi uma disputa dura."

A presidente ainda está no Palácio do Alvorada, onde se reúne com membros da campanha e dirigentes do PT. Alguns ministros já estão no hotel Royal Tulip aguardando a chegada da petista.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffPersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilEleiçõesTSEEleições 2014

Mais de Brasil

Após ruído no PT, Lula reforça aliança com PSB e apoio a Campos em Pernambuco

STF condena por unanimidade Eduardo Bolsonaro por coação em processo de tentativa de golpe

PGR solicita condenação de Eduardo Bolsonaro por coação em processo de tentativa de golpe

Lula critica o retorno do protecionismo e do unilateralismo na cúpula do G7