Brasil

Convenção para oficializar chapa Boulos-Marta em SP terá Lula e 7 ministros do governo

O evento contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e sete dos 37 ministros do governo petista, com ares de reunião nacional

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 19 de julho de 2024 às 19h45.

Tudo sobreEleições 2024
Saiba mais

A coligação formada por PSOL, PT, PDT, Rede, PCdoB, PV e PMB, batizada de "Amor por São Paulo", realiza neste sábado, 20, a convenção para formalizar a chapa formada pelo deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) e pela ex-prefeita da cidade Marta Suplicy (PT). A convenção vai começar às 14h no Expo Center Norte.

O evento contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e sete dos 37 ministros do governo petista, com ares de reunião nacional. Fernando Haddad, da Fazenda; Marina Silva, do Meio Ambiente; Sonia Guajajara, dos Povos Indígenas; Alexandre Padilha, das Relações Institucionais; Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário; Luiz Marinho, do Trabalho e Emprego; e o secretário-geral da Presidência, Marcio Macedo, estão na lista de convidados. A ex-prefeita da cidade, Luiza Erundina (PSOL), também estará presente no evento.

A ideia da campanha é valorizar, durante o evento partidário, os governos de esquerda na cidade e mostrar que Boulos poderá trazer novos avanços para a capital. Erundina governou a cidade de 1989 a 1992, Marta entre 2001 e 2004, e Haddad entre 2012 e 2016. Haddad e Marta não foram reeleitos e Erundina não elegeu o seu sucessor.

A expectativa da campanha de Boulos é que 10 mil pessoas compareçam ao evento, que marcará o começo da campanha de fato, com o pré-candidato apresentando o programa de governo e as propostas de forma mais direta para a população. Em coletiva realizada na quinta-feira, 18, Boulos afirmou: “A partir de agora acaba o treino e começa o jogo, e isso vai significar uma nova etapa”.

Outras convenções em São Paulo

Além da convenção de Boulos, o União Brasil vai se reunir neste sábado em meio a indefinição do partido sobre o apoio ao atual prefeito Ricardo Nunes (MDB). Nesta sexta-feira, Nunes e Milton Leite (União), presidente da Câmara dos Vereadores e cacique do partido em São Paulo se reuniram para tentar aparar as arestas e fechar o apoio. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, uma ala do partido defende que Leite seja o candidato da sigla na cidade. Outro nome do partido que se coloca como pré-candidato é o deputado federal Kim Kataguiri.

Veja a data as convenções partidárias em São Paulo:

  • Convenção do União Brasil: 20 de julho
  • Convenção do Novo para confirmar Marina Helena: 21 de julho
  • Convenção do PL: 22 de julho
  • Convenção do PSDB para confirmar José Luiz Datena: 27 de julho
  • Convenção do PSB para confirmar Tabata Amaral: 27 de julho
  • Convenção do PSTU para confirmar Altino Prazeres: 3 de agosto
  • Convenção da coligação para confirmar Ricardo Nunes: 3 de agosto
  • Convenção UP para confirmar Ricardo Senese: 4 de agosto
  • Convenção do PRTB para confirmar Pablo Marçal: data não definida
Acompanhe tudo sobre:Eleições 2024Guilherme Boulossao-paulo

Mais de Brasil

Convenção do PRTB e disputas judiciais podem barrar Pablo Marçal na disputa em SP; entenda

TSE divulga perfil do eleitor que vai às urnas em outubro; veja qual é

Brasil terá mais de 155 milhões de eleitores nas eleições municipais de 2024

Guarulhos e Galeão têm atrasos causados por efeitos do apagão cibernético global

Mais na Exame