Brasil

Conselho destitui relator do caso Delcídio do Amaral

A defesa de Delcídio tinha pedido a substituição do relator porque o partido dele declarou apoio à representação contra o senador


	Delcídio Amaral: as regras do Conselho de Ética estabelecem que os partidos que representam contra o réu não podem relatar o caso
 (Jane de Araújo/ Agência Senado)

Delcídio Amaral: as regras do Conselho de Ética estabelecem que os partidos que representam contra o réu não podem relatar o caso (Jane de Araújo/ Agência Senado)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de fevereiro de 2016 às 20h24.

O Conselho de Ética do Senado destituiu hoje (24) o relator do processo contra o senador Delcídio do Amaral (PT-MS), Ataídes de Oliveira (PSDB-TO). O sorteio do novo relator será na próxima semana.

A defesa de Delcídio tinha pedido a substituição de Ataídes porque o partido dele declarou apoio à representação contra o senador petista.

A representação foi assinada apenas pelo PPS e pela Rede, mas o líder do PSDB, Cássio Cunha Lima (PB), declarou à imprensa na época que o partido não assinaria do documento porque tinha interesse em ficar com a relatoria.

As regras do Conselho de Ética estabelecem que os partidos que representam contra o réu não podem relatar o caso porque não teriam imparcialidade no processo. Agora o PSDB deverá ficar fora do novo sorteio.

O relator que pegar o caso terá como primeira missão analisar a defesa prévia de Delcídio do Amaral e dar parecer sobre a abertura do processo – com a oitiva de testemunhas e o recolhimento de provas – ou se o caso deve ser arquivado.

Acompanhe tudo sobre:Delcídio do AmaralOposição políticaPartidos políticosPolítica no BrasilPSDBPT – Partido dos TrabalhadoresSenado

Mais de Brasil

BNDES anuncia financiamento de R$ 4,5 bi de 32 jatos da Embraer à American Airlines

STF diz que foi afetado por apagão global, mas que principais serviços já foram restabelecidos

Governo diz que 'apagão cibernético' não afetou sistema Gov.br e outros sistemas

Mais na Exame