Brasil

Com onda de calor, temperaturas devem bater 40ºC no Rio de Janeiro

Recomendações são de uso de protetor solar e ingestão de líquidos

Rio de Janeiro: Além do calor, podem ser registradas queda da umidade relativa do ar, entre 20% e 12%, em algumas localidades (Arquivo/Agência Brasil)

Rio de Janeiro: Além do calor, podem ser registradas queda da umidade relativa do ar, entre 20% e 12%, em algumas localidades (Arquivo/Agência Brasil)

Agência Brasil
Agência Brasil

Agência de notícias

Publicado em 19 de setembro de 2023 às 07h26.

Os meteorologistas estão alertando que esta semana, a última do inverno, será de muito calor na maior parte do país. Isso porque um bloqueio atmosférico vai impedir a chegada de frentes frias nos próximos dias, elevando as temperaturas. No Rio de Janeiro, o Alerta Rio prevê temperaturas que podem chegar a 40°C na capital fluminense. O calor intenso vai até domingo, 24.

Para esta terça-feira, 19, é esperado que a temperatura varie entre 36°C e 18°C, com ventos fracos e sem nebulosidade. A quarta-feira, 20, deve seguir o mesmo padrão, atingindo a máxima de 35°C e mínima de 17°C, com céu limpo e sem previsão de chuva.

Fique por dentro das últimas notícias no Telegram da Exame. Inscreva-se gratuitamente

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), pode haver uma diminuição da temperatura na quarta-feira com a possibilidade de chuvas isoladas no dia seguinte. O calor deve voltar na sexta-feira, 22, com temperaturas acima dos 30°C.

Além do calor, podem ser registradas queda da umidade relativa do ar, entre 20% e 12%, em algumas localidades. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade ideal para a saúde deve estar entre 50% e 60%.

Perigos e sintomas

Para evitar casos de insolação e desidratação em razão das temperaturas elevadas e da baixa umidade do ar, os cuidados devem ser redobrados. Nos dois casos, os sintomas são parecidos: dores de cabeça, tontura, náusea, pele quente e seca, câimbras, pulso rápido, temperatura elevada, distúrbios visuais e confusão mental. Ao apresentar esses sinais, a pessoa deve solicitar ajuda, tentar refrescar o corpo em local protegido do sol e, se possível, colocar os pés para o alto.

Cuidados

Nesses dias de calor extremo, o Alerta Rio recomenda evitar ambientes fechados, aglomerações e exercícios ao ar livre entre 11h e 16h. O Centro de Operações Rio (COR) e a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de janeiro aconselham, em suas redes sociais, ingerir bastante líquido; comer frutas, legumes e vegetais; uso de soro para hidratar nariz e olhos; utilizar protetor solar e vestir roupas leves durante a semana, além de manter os ambientes ventilados.

Acompanhe tudo sobre:CalorRio de JaneiroMudanças climáticas

Mais de Brasil

Climatempo emite alerta de perigo para RS esta semana; chuva deve voltar ao estado

Lula se reúne com aliados políticos para discutir reação a projeto sobre aborto na Câmara

PL do Aborto gera manifestações em ao menos oito cidades

Rio quer atrair investimentos da Arábia Saudita e criar hub para Data Centers - inclusive submarinos

Mais na Exame