Brasil

COI está confiante que atletas que usam doping serão pegos

"Iremos armazenar as amostras. Podemos ter confiança de que um atleta que esteja se dopando deveria estar muito assustado", disse o chefe médico do COI


	Doping: "iremos armazenar as amostras. Podemos ter confiança de que um atleta que esteja se dopando deveria estar muito assustado", disse o chefe médico do COI
 (Divulgação)

Doping: "iremos armazenar as amostras. Podemos ter confiança de que um atleta que esteja se dopando deveria estar muito assustado", disse o chefe médico do COI (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de agosto de 2016 às 19h45.

Rio de Janeiro - Os usuários de doping que estão recorrendo a drogas sob medida ou doping genético na Olimpíada do Rio de Janeiro de 2016 devem saber que serão descobertos mais cedo ou mais tarde, disse o Comitê Olímpico Internacional (COI) nesta segunda-feira.

A Rio 2016 está transcorrendo sob uma nuvem de doping, com a equipe de atletismo da Rússia suspensa, após a revelação de um programa de dopagem sistemática com patrocínio estatal, e mais três atletas flagrados em exames positivos desde a abertura da Vila Olímpica em 24 de julho.

Mas isso pode não ser o fim da história, e cerca de 6 mil exames de sangue e urina serão armazenados pelo COI durante uma década para permitir novos testes, usando novas tecnologias e a detecção de substâncias não conhecidas no momento.

"Iremos armazenar as amostras. Podemos ter confiança de que um atleta que esteja se dopando deveria estar muito assustado", disse o chefe médico do COI, Richard Budgett, a repórteres.

Ele ainda disse que os atletas usando doping genético ou as chamadas drogas sob medida – tipos mais sofisticados de medicamentos para melhorar o desempenho – serão pegos. "Se alguém acha que tem drogas sob medida, em algum momento serão descobertos".

Acompanhe tudo sobre:Olimpíada 2016OlimpíadasEsportesDopingCOI

Mais de Brasil

Quais governadores e prefeitos já deixaram o cargo para disputar as eleições 2026

Lula anuncia fábrica de trens em SP e critica ausência de Tarcísio: 'Lamento profundamente'

Senado aprova novo Plano Nacional de Educação, com metas de alfabetização e estratégias até 2035

Senado aprova inclusão da violência contra filhos na Lei Maria da Penha e cria crime de vicaricídio