Exame logo 55 anos
Remy Sharp
Acompanhe:

Cidade de SP vai usar dados de táxi no controle do trânsito

Trânsito de SP: as empresas que exploram o serviço com as ferramentas para celular serão obrigadas a se credenciar para continuar a prestar o serviço

Modo escuro


	rânsito de SP: as empresas que exploram o serviço com as ferramentas para celular serão obrigadas a se credenciar para continuar a prestar o serviço
 (Fernando Moraes/Veja São Paulo)

rânsito de SP: as empresas que exploram o serviço com as ferramentas para celular serão obrigadas a se credenciar para continuar a prestar o serviço (Fernando Moraes/Veja São Paulo)

R
Rafael Italiani

Publicado em 10 de dezembro de 2015 às, 10h43.

São Paulo - A Prefeitura de São Paulo vai usar dados de aplicativos de táxis para monitorar o trânsito da capital. As empresas que exploram o serviço com as ferramentas para celular serão obrigadas a se credenciar para continuar a prestar o serviço.

Elas terão de fornecer à administração informações sobre pontos de embarque e desembarque dos passageiros, os trajetos dos taxistas, o tempo das viagens e a avaliação dos usuários.

Os primeiros veículos a ter os dados dos aplicativos compartilhados com a gestão Fernando Haddad (PT) serão os 5 mil novos táxis pretos. Hoje, a Secretaria Municipal de Transportes faz o sorteio das licenças, com 27.691 inscritos. O resultado será divulgado até o dia 22.

De acordo com Ciro Biderman, chefe de gabinete da pasta e coordenador do Laboratório de Mobilidade Urbana e Protocolos Abertos (MobiLab), após a troca de informações com os novos veículos com ar-condicionado, bancos de couro e cobrança por trajeto (e não por bandeirada), o compartilhamento de dados será expandido para todos os 33 mil veículos da frota da capital.

"Passo a ter uma ótima ferramenta, porque, além de GPS dos ônibus e dos radares, posso ter um dado bem mais capilar que pode me indicar a velocidade (do tráfego) em tempo real e um problema na rua. São mais 5 mil sensores que estarão andando pela cidade", explicou Biderman.

Ele cita como exemplo a possibilidade de conhecer os gargalos no trânsito da capital e repensar a permissão de estacionamento em ruas da cidade. "Posso verificar se há vias estranguladas, onde o estacionamento é permitido. É impossível saber todos os detalhes, principalmente porque (o trânsito) é dinâmico. Uma via que aguentava 6 mil veículos há seis meses pode não suportar hoje", afirmou.

Segundo Biderman, os dados dos passageiros serão preservados, mas as avaliações, com notas que vão de 1 a 5, serão usadas pela Prefeitura para punir taxistas.

A forma como isso será feito está em estudo, uma vez que a administração teme que motoristas rivais façam reclamações de colegas para prejudicá-los.

Divididas

As empresas Easy Taxi e 99Taxis têm opiniões distintas sobre o compartilhamento de informações com a Prefeitura, porque a administração municipal entende que os dados devem ser públicos.

Segundo Dennis Wong, da Easy Taxi, a empresa corre risco de perder valor de mercado. "São dados que a gente pode vender para provedores de mapas. Perder esse valor é prejudicial para o nosso negócio", afirmou.

Ele concorda em repassar os dados para a Prefeitura, desde que isso seja feito com três meses de atraso. "A Prefeitura teria dados suficientes para fazer o planejamento da cidade", disse.

Pedro Somma, gerente de Operações da 99Taxis, diz que é positivo dividir os dados com o poder municipal e que isso não vai causar prejuízos à empresa.

A troca de informações, afirma, pode ser benéfica também para os taxistas. "É uma postura boa da Prefeitura de saber que os aplicativos têm um papel fundamental. A gente também atua em cima do táxi. Se a gente percebe que o taxista não melhora, ele é retirado do aplicativo."

Para Luiza Balthazer, advogada especializada em Direito Eletrônico, a Prefeitura pode usar os dados de rota, desde que não exija informações de marketing das empresas. "O que não pode é a Prefeitura ter acesso ao perfil dos passageiros, que é usado pelas empresas em ações internas e comerciais", afirmou.

Últimas Notícias

ver mais
Senado aprova, por 63 votos a 2, PLP do ICMS com redução de gastos com piso da Saúde este ano
Brasil

Senado aprova, por 63 votos a 2, PLP do ICMS com redução de gastos com piso da Saúde este ano

Há 3 horas
Após chegada do 5G, Anatel começa a preparar desligamento dos sinais 2G e 3G
Brasil

Após chegada do 5G, Anatel começa a preparar desligamento dos sinais 2G e 3G

Há 5 horas
ONS avaliará contratação de energia termelétrica por causa de seca no Norte, diz Alckmin
Brasil

ONS avaliará contratação de energia termelétrica por causa de seca no Norte, diz Alckmin

Há 5 horas
Feminicídio: Senado aprova pensão especial para filhos de mães vítimas do crime
Brasil

Feminicídio: Senado aprova pensão especial para filhos de mães vítimas do crime

Há 6 horas
icon

Branded contents

ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

leia mais