Chuva em Atalaia, município de Alagoas, em 2023 (Defesa Civil/Divulgação)
Agência de notícias
Publicado em 8 de julho de 2023 às 16h45.
Última atualização em 8 de julho de 2023 às 18h31.
O número total de pessoas afetadas pelas chuvas em Alagoas já passa de 16 mil, de acordo com o segundo boletim divulgado neste sábado (8) pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec). Uma pessoa morreu em Joaquim Gomes em virtude das chuvas.
Por conta da tragédia, o governador Paulo Dantas (MDB) neste sábado declarou situação de emergência em 22 municípios por causa dos estragos causados pelas chuvas intensas. O decreto terá validade de 180 dias.
Segundo o balanço são: 16.424 pessoas foram afetadas pelas chuvas até agora. A previsão é de que as chuvas continuem até domingo (9).
Em Maceió, a Defesa Civil informou que há 16 pessoas desabrigadas e 105 pessoas desalojadas. Dezenas de ruas e avenidas ficaram completamente alagadas na noite de sexta-feira (7), reflexo da chuva forte que atingiu a capital alagoana durante todo o dia.
VEJA TAMBÉM: Desabamento de prédio no Grande Recife deixa ao menos 11 mortos
O rio Jacuípe transbordou em Colônia Leopoldina e Jacuípe. Alagamentos também foram registrados em Ibateguara. Em São José da Laje, o Rio Canhoto, que deságua no Rio Mundaú, transbordou e atingiu a cabeceira da ponte.
O rio Mundaú transbordou em União dos Palmares e o nível ultrapassou as contas de atenção nos municípios de Palmeirina, Correntes, Canhotinho (PE), Murici e Rio Largo.
Em Rio Largo, há água invadiu as casas e e condomínios. Uma van que pertence à Prefeitura caiu em um buraco e ficou parcialmente submers