CBTU-MG diz ter recebido notificação de gratuidade de metrô em BH
Relatos de usuários informavam que a cobrança das taifas estava ocorrendo normalmente pela manhã, mesmo depois da decisão da Justiça Federal da 6ª região
Estadão Conteúdo
Publicado em 30 de outubro de 2022 às 11h55.
Última atualização em 30 de outubro de 2022 às 12h44.
A Companhia de Trens Urbanos de Minas Gerais, CBTU-MG, administradora do metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte, informou que foi notificada às 10h50 sobre a decisão de gratuidade no transporte neste domingo de segundo turno. A empresa, conforme o comunicado, cumprirá na íntegra a definição da Justiça Judicial.
Relatos de usuários informavam que a cobrança das taifas estava ocorrendo normalmente pela manhã, mesmo depois da decisão da Justiça Federal da 6ª região.
Há pouco, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, mandou o metrô da capital mineira cumprir a decisão que determinou gratuidade no transporte.
De acordo com uma fonte do governo consultada pelo Broadcast, apesar de se tratar de uma empresa federal, a União não interfere em sua gestão. Essa fonte acrescentou que o papel do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) é de supervisionar a execução da política pública.
A ordem recebida hoje pela CBTU-MG prevê a gratuidade do metrô aos cidadãos de Belo Horizonte nas 19 estações do sistema neste domingo até as 18 horas. Conforme a empresa, a decisão ainda define que, para ter acesso gratuito ao meio de transporte, os usuários devem apresentar o título de eleitor. Após 18h, o metrô retornará ao valor da passagem habitual (R$ 4,50) para todos os usuários.
A previsão para hoje é a de que os trens funcionem com intervalos de 20 minutos, como é de costume para domingos e feriados - em dias úteis, o intervalo é de 7 a 10 minutos em horários de pico e 15 minutos nos demais horários.
Leia abaixo a nota na íntegra:
A Companhia de Trens Urbanos de Minas Gerais, CBTU-MG, que atualmente administra o metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte, informa que, acaba de ser notificada oficialmente, às 10h50, da decisão sobre a gratuidade no transporte metroviário neste domingo de segundo turno de eleições (30/10/22) e cumprirá na íntegra a definição da Justiça Judicial. A ordem prevê a gratuidade do metrô aos cidadãos de Belo Horizonte nas 19 estações do sistema, com programação de domingo, até as 18h de hoje (30). A decisão ainda define que, para fazer gozo da gratuidade, os usuários devem apresentar o título de eleitor. Após 18h, o metrô retornará ao valor da passagem habitual, para todos os usuários. A tarifa unitária é de R$4,50. No domingo de eleições, os trens funcionam com intervalos de 20 minutos. Horário habitual do metrô: As bilheterias do metrô funcionam das 5h40 às 23h e as estações estão abertas das 5h15 às 23h para quem já possui cartão ou bilhete do metrô. Em dias úteis, o intervalo é de 7 a 10 minutos em horários de pico e 15 minutos nos demais horários. Aos sábados, o intervalo é de 15 minutos até 19h, e 20 minutos nos demais horários. Já nos domingos e feriados, o intervalo é de 20 minutos. O horário de pico da manhã é das 6h às 8h30 e o da tarde das 16h30 às 19h.
- Como votar no 2º turno das Eleições 2022? Saiba regras, documentos e data
- Eleições 2022: Não votei no primeiro turno posso votar no segundo?
- Quantos votos um candidato precisa para ganhar no segundo turno?
- Pode votar de bermuda, boné ou chinelo? Veja o que é permitido no dia da eleição
- Qual é o valor da multa se não votar no 2º turno? Saiba o que fazer caso não consiga justificar
- FIM DO PROTAGONISMO: A queda do PSDB em números
- CAMPANHAS: As 214 cidades decisivas para Lula e Bolsonaro
- EVANGÉLICOS: O elemento que impulsionou Bolsonaro no RJ
- ABSTENÇÃO: Veja os estados com maior abstenção no 1º turno
- BRIGA POR MG: Zema aposta em prefeitos para virar voto para Bolsonaro
- NORDESTE: Campanha de Lula mira em 70% dos votos válidos