Brasil

Casos de dengue mais que dobram no estado de São Paulo

Diferentemente do que acontece em São Paulo, nos demais estados, os casos de dengue vêm caindo desde o ano passado

MOSQUITO DA DENGUE: apesar da alta, os casos da doença tiveram queda ao longo dos últimos anos (foto/AFP)

MOSQUITO DA DENGUE: apesar da alta, os casos da doença tiveram queda ao longo dos últimos anos (foto/AFP)

AB

Agência Brasil

Publicado em 26 de setembro de 2018 às 11h58.

Última atualização em 26 de setembro de 2018 às 11h59.

Priorizar nos meus resultados Google

O número de casos de dengue no estado de São Paulo passou de cerca de 4 mil, entre janeiro e agosto de 2017, para aproximadamente 8.900 no mesmo período deste ano, segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) da Secretaria Estadual da Saúde.

Apesar da alta expressiva, os casos de dengue mostram trajetória de queda ao longo dos últimos anos. Em 2015, houve 678.031 registros da doença e, em 2016, 162.947. No ano passado, o número de casos caiu para 6.269.

Diferentemente do que ocorre em São Paulo, nos demais estados, os casos de dengue vêm caindo desde o ano passado. Até 11 de agosto deste ano, foram notificados 193.898 casos, com redução de 5,1% em relação ao mesmo período de 2017.

Neste ano, a doença provocou 92 mortes, número inferior em 39% ao do mesmo período do ano passado.

Em nota, a Secretaria Estadual da Saúde informou que o trabalho de campo para combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, compete primordialmente aos municípios.

"A pasta auxilia permanentemente em ações, inclusive por meio da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), que presta apoio e orientações para desenvolvimento de estratégias, com base no monitoramento", diz o texto.

Acompanhe tudo sobre:MortesDoençasDengueSaúde no Brasil

Mais de Brasil

O que mudou no Enem em 2026?

Cidade mais afetada pelo tarifaço, Piracicaba aposta em acordo Mercosul-UE para diversificação

Governo Tarcísio prevê criação de 38 mil empregos com Novo Centro Administrativo de SP

Fim da escala 6x1: construtoras aguardam exceções para negociar com sindicatos