Brasil

Câmara aprova moção de repúdio ao governo da Venezuela

O PT, PCdoB e PSOL se posicionaram contrário à moção de repúdio


	Câmara: documento cita prisão de oposicionistas políticos, confisco de bens privados, perseguição a jornalistas e censura à imprensa
 (Ueslei Marcelino/Reuters)

Câmara: documento cita prisão de oposicionistas políticos, confisco de bens privados, perseguição a jornalistas e censura à imprensa (Ueslei Marcelino/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de fevereiro de 2015 às 20h25.

A Câmara aprovou, há pouco, moção de repúdio ao governo da Venezuela.

“[A moção] é pela atuação do Governo da República Bolivariana da Venezuela por quebra do princípio democrático, com ofensa às liberdades individuais e ao devido processo legal”, diz o texto do documento apresentado pelo líder da minoria, deputado Bruno Araújo (PSDB-PE) e aprovado pelo plenário da Casa, em votação simbólica. 

O documento cita como fatos considerados violações do princípio democrático, a prisão de oposicionistas políticos, como Leopoldo López, o confisco de bens privados, a perseguição a jornalistas e a censura à imprensa. 

“Nos últimos dias, a mídia divulgou amplamente a prisão do prefeito de Caracas, Antonio Ledezma, que,  além de ter sido realizada de modo arbitrário pelas autoridades venezuelanas, conta ainda com rumores de tortura contra o oposicionista”, diz trecho da moção. 

Na justificativa, Bruno Araújo afirma que “ultimamente aquele país, que é integrante do Mercosul, vem perpetrando graves violações que merecem o repúdio de todas as nações verdadeiramente democráticas”. 

Segundo o deputado, o Protocolo de Ushuaia estabelece, no âmbito do Mercosul, que “a plena vigência das instituições democráticas é condição essencial para o desenvolvimento dos processos de integração entre os Estados-Partes”.

O PT, PCdoB e PSOL se posicionaram contrário à moção de repúdio.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCâmara dos DeputadosDiplomaciaPolítica no BrasilVenezuela

Mais de Brasil

Brasil se aproxima de 5 mil mortes por dengue em 2024

Unimos uma frente ampla contra uma ameaça maior, diz Nunes ao oficializar candidatura em SP

Após ser preterido por Bolsonaro, Salles se filia ao partido Novo de olho em 2026

Governo Lula é aprovado por 35% e reprovado por 33%, aponta pesquisa Datafolha

Mais na Exame