Cade e PF investigam suposto cartel em licitações em SP e DF

Suposto cartel teria ocorrido em licitações para aquisição de carros de trens, além da manutenção e construção de linhas de metrô e trens em SP e no DF

Brasília - O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) anunciou nesta quinta-feira uma operação conjunta com a Polícia Federal para investigar suposto cartel em licitações para aquisição de carros de trens, além da manutenção e construção de linhas de metrô e trens em São Paulo e no Distrito Federal.

Em nota à imprensa, o Cade informou que foram cumpridos mandados de busca e apreensão na sede de 13 empresas localizadas em Brasília (DF), Hortolândia(SP), Diadema (SP) e São Paulo.

As investigações começaram a partir do que o Cade chama de "acordo de leniência", que permite que o participante de um cartel coopere com as investigações em troca de imunidade.

Segundo o órgão de defesa econômica, as supostas combinações em concorrências "podem ter resultado em contratações com preços superiores àqueles praticados casos as empresas estivessem em um ambiente normal".

O Cade não revelou o nome das empresas investigadas, mas informou que o suposto cartel teria atuado em licitações da construção da linha 5 (fase 1) do metrô de São Paulo, da extensão da linha 2 do metrô paulistano, da manutenção do metrô do Distrito Federal e de concorrências envolvendo a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.