Brasil

Brasil confirma compra de caças suecos

Além dos suecos, estavam na disputa caças da França, o Rafale, e dos Estados Unidos, o F-18


	O Gripen NG, da sueca Saab: na Força Aérea, o Gripen sempre foi considerado favorito porque é um projeto a ser desenvolvido em parceria conjunta com o Brasil
 (Bthebest/ Wikimedia Commons)

O Gripen NG, da sueca Saab: na Força Aérea, o Gripen sempre foi considerado favorito porque é um projeto a ser desenvolvido em parceria conjunta com o Brasil (Bthebest/ Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de dezembro de 2013 às 15h37.

Brasília - O caça de fabricação sueca Gripen, da Saab, será o escolhido para o programa FX-2.

O anúncio oficial sobre a concorrência que já foi adiada por cerca de dez anos será feito nesta quarta-feira, 18, às 17 horas, pelo ministro da Defesa, Celso Amorim. Além dos suecos, estavam na disputa caças da França, o Rafale, e dos Estados Unidos, o F-18.

Na Força Aérea, o Gripen sempre foi considerado favorito porque, apesar de ter muitos componentes dos EUA, é um projeto a ser desenvolvido em parceria conjunta com o Brasil.

Na semana passada, de acordo com o que apurou a reportagem, a presidente Dilma Rousseff teria mandado recado para o presidente francês, François Hollande, que não desejava tratar deste assunto durante a visita porque estaria insatisfeita com questões na parceria para compra de equipamentos da Marinha.

Da mesma forma, Dilma está muito insatisfeita com os EUA por causa da espionagem sobre ela e empresas do governo. Este fato praticamente enterrou a parceria com os norte-americanos. Desta forma, sobrou o avião sueco.

"O que precisamos é de um caça, o mais rápido possível porque a partir de dezembro o nosso deixa de operar. Estamos muito felizes com a notícia", comemorou um brigadeiro, após ouvir a informação dada pela presidente.

Acompanhe tudo sobre:AviõesGoverno DilmaMinistério da DefesaTransportesVeículos

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP