Brasil

Brasil atinge 1 milhão de casos de dengue; número de óbitos vai a 214

O número de casos graves ou com sinais de alarme da doença também escalou no período

Até o momento, foram registrados 214 óbitos em decorrência da doença (Joao Paulo Burini/Getty Images)

Até o momento, foram registrados 214 óbitos em decorrência da doença (Joao Paulo Burini/Getty Images)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 29 de fevereiro de 2024 às 20h07.

Última atualização em 29 de fevereiro de 2024 às 20h10.

O Brasil ultrapassou nesta quinta-feira, 29, a marca de 1 milhão de casos prováveis de dengue, segundo atualização feita no Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde. O número, referente às oito primeiras semanas de 2024, representa quase cinco vezes o registrado no mesmo período de 2023, quando 207.475 infecções foram notificadas.

O número de casos graves ou com sinais de alarme da doença também escalou no período. Conforme informado pelo Estadão, no primeiro bimestre de 2024 foram registrados 2,5 vezes mais caso desse tipo em comparação ao mesmo período de 2023.

Mortes confirmadas

Até o momento, foram registrados 214 óbitos em decorrência da doença. Outras 687 mortes estão em investigação pelo ministério. O coeficiente de incidência da doença no País chegou a 501 casos por 100 mil habitantes — acima de 300, esse índice é considerado alto e indica a ocorrência de epidemia.

Esse cenário levou 6 Estados (Goiás, Acre, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina) e o Distrito Federal a decretaram emergência de saúde pública nas últimas semanas.

Como se proteger da dengue?

  • Impedir o acúmulo de água parada dentro de casa (onde, segundo o Ministério da Saúde, estão localizados 75% dos focos do mosquito Aedes aegypti, vetor da doença).
  • Usar repelentes, especialmente de manhã e no final da tarde - horários de maior circulação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.
  • Usar roupas de manga longa para evitar contato direto com o vetor, e em tons mais claros, que têm propriedades repelentes.
Acompanhe tudo sobre:Dengue

Mais de Brasil

Caiado diz que carta de Bolsonaro indica 'fragilidade' de Flávio

Temporal no Rio Grande do Sul deixa mais de 600 desalojados em Eldorado do Sul

El Niño pode provocar até 300 mm de chuva no RS e aumenta risco de temporais

Bolívia prende suspeito de roubo de R$ 14 milhões em aeroporto do RS