Brasil

Avião de Bolsonaro tem decolagem prevista para 13h45 para Orlando

Bolsonaro deve deixar Brasília no início desta tarde rumo aos Estados Unidos

Bolsonaro: futuro ex-presidente deve deixar Brasília no início desta tarde rumo aos Estados Unidos (TERCIO TEIXEIRA/Getty Images)

Bolsonaro: futuro ex-presidente deve deixar Brasília no início desta tarde rumo aos Estados Unidos (TERCIO TEIXEIRA/Getty Images)

AO

Agência O Globo

Publicado em 30 de dezembro de 2022 às 12h47.

Última atualização em 30 de dezembro de 2022 às 13h03.

O presidente Jair Bolsonaro deve deixar o país na tarde desta sexta-feira. De acordo com sistema de monitoramento do tráfefo aéreo, o avião presidencial tem decolagem prevista para as 13h45, com destino a Orlando, nos Estados Unidos. O Palácio do Planalto não confirma oficialmente a viagem.

Na manhã desta sexta-feira, a dois dias do fim de seu mandato, Bolsonaro fez um uma transmissão ao vivo nas redes sociais em tom de despedida, mas não mencionou a viagem. Ele deverá viajar acompanhado da primeira-dama Michelle Bolsonaro e a filha Laura, de 12 anos. A previsão é que a família fique no mínimo um mês fora do Brasil.

Quer receber os fatos mais relevantes do Brasil e do mundo direto no seu e-mail toda manhã? Clique aqui e cadastre-se na newsletter gratuita EXAME Desperta.

Mais cedo, por volta das 10h, o avião presidencial sobrevoou Brasília e voltou a aterrissar no aeroporto. Esse sobrevoo de teste também é uma prática comum antes do avião presidencial ser utilizado.

O Diário Oficial da União desta sexta-feira publicou a autorização para os assessores escolhidos por Bolsonaro para seguir com ele após deixar a Presidência para viajar para Miami, também nos Estados Unidos.

Os assessores Sérgio Rocha Cordeiro e Marcelo Câmara acompanham o presidente por de 1ª a 30 de janeiro. Já Max Guilherme Machado, Osmar Crivelatti, Ricardo Dias dos Santos têm autorização para viajar de 1º a 15 de janeiro. Depois, retornam de 28 a 30 de janeiro.

Na quarta-feira, o Gabinete de Segurança Institucional autorizou o afastamento do país da segundo sargento Aline Amancio de Oliveira para compor a equipe de segurança familiar do presidente na viagem, por dois dias.

Acompanhe tudo sobre:Governo BolsonaroJair Bolsonaro

Mais de Brasil

São Paulo tem 88 mil imóveis que estão sem luz desde ontem; novo temporal causa alagamentos

Planejamento, 'núcleo duro' do MDB e espaço para o PL: o que muda no novo secretariado de Nunes

Lula lamenta acidente que deixou ao menos 38 mortos em Minas Gerais: 'Governo federal à disposição'

Acidente de ônibus deixa 38 mortos em Minas Gerais