Brasil

Após dia quente, SP tem queda brusca de temperatura; veja previsão

A principal causa da baixa na temperatura é a aproximação de uma frente fria que chega do litoral paulista e estimula a formação de nuvens carregadas

Calor: após dia mais quente do ano, temperatura cai em SP (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Calor: após dia mais quente do ano, temperatura cai em SP (Fernando Frazão/Agência Brasil)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 21 de setembro de 2021 às 18h27.

Última atualização em 21 de setembro de 2021 às 19h41.

Após ter registrado o dia mais quente do ano, a cidade de São Paulo apresenta queda de temperatura nesta terça-feira, 21, e deve contar com um clima ainda mais ameno ao longo dos próximos dias, justamente na passagem do inverno para a primavera. A principal causa da baixa nos índices é a aproximação de uma frente fria que chega do litoral paulista e estimula a formação de nuvens carregadas, apontam informações do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da prefeitura de São Paulo.

De acordo com o CGE, a capital paulista registrou nesta segunda-feira, 20, a maior máxima do inverno e também do ano, com 35 ºC de média na cidade. No Butantã, bairro localizado na zona oeste, o índice chegou a 36,6 ºC.

  • Fique por dentro das principais notícias do Brasil e do mundo. Assine a EXAME

No início da tarde desta terça-feira, as temperaturas na capital atingiram 33 °C e os índices mínimos de umidade do ar ficaram abaixo dos 30% em todas as regiões. A única exceção é a zona sul onde a quantidade de nuvens e a umidade do ar são maiores.

A partir do final da tarde, no entanto, a propagação de uma frente fria pelo litoral paulista começa a mudar o clima na capital de forma mais brusca, causando chuvas e declínio das temperaturas. As mínimas do dia devem ser registradas no período da noite, com previsão de 15 °C.

Em meio a isso, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de São Paulo decretou às 9h35 de hoje estado de atenção para baixa temperatura em toda a capital. Em função do declínio dos índices de umidade do ar abaixo dos 30%, também foi decretado às 12h25 pela Defesa Civil estado de atenção em todas as regiões da cidade, com exceção da zona sul.

Tendência para os próximos dias é de queda brusca na temperatura

A mudança nas temperaturas ocorre em meio ao início da primavera que começa às 16h21 desta quarta-feira, 22. Durante o primeiro dia da nova estação, as condições do tempo devem se manter instáveis, com previsão de chuva fraca de forma isolada e termômetros em média na casa dos 13 °C. A máxima é de apenas 20 °C com taxas mínimas de umidade do ar acima dos 50%.

Já na quinta-feira, 23, a previsão da CGE é de céu nublado durante a madrugada, termômetros em torno dos 12 °C e sensação de frio até as primeiras horas da manhã. Ao longo dia, o sol entre poucas nuvens favorece a elevação das temperaturas. A máxima chega aos 25 °C e os índices de umidade do ar variam entre 45% e 95%.

Assine a EXAME e fique por dentro das principais notícias que afetam o seu bolso.

Acompanhe tudo sobre:CalorClimaMudanças climáticassao-paulo

Mais de Brasil

Cavaliere, vice eleito do Rio: segurança pública exige coordenação entre União, estado e município

Mais de 600 mil imóveis estão sem luz em SP após chuva intensa

Ao lado de Galípolo, Lula diz que não haverá interferência do governo no Banco Central

Prefeito de BH, Fuad Noman vai para a UTI após apresentar sangramento intestinal secundário