Brasil

Após chuva, nível do Sistema Cantareira fica estável em 7,3%

Há um ano, o índice estava em 27,5%

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de dezembro de 2014 às 10h54.

São Paulo - Após forte chuva registrada durante a madrugada desta segunda-feira (29) na região metropolitana de São Paulo, o nível do Sistema Cantareira ficou estável, em 7,3%, segundo informações da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Há um ano, o índice estava em 27,5%.

O atual cálculo da capacidade do Cantareira, feito pela Sabesp, já considera as duas cotas do volume morto, acrescentadas em maio e em outubro deste ano.

Outros dois sistemas apresentaram aumento no volume de água de domingo para segunda-feira. O Rio Grande elevou de 71,3% para 71,9% e Rio Claro de 33,4% para 33,5%. O Sistema Alto Cotia ficou estável, em 31,6%.

Já o maior sistema, o Guarapiranga, que atende 4,9 milhões de pessoas, teve queda no volume armazenado, de 40,8% para 40,5%. No dia 29 de dezembro de 2013, o volume estava em 70%.

O nível de armazenamento do Alto Tietê, já considerando os 39,4 bilhões de litros do volume morto, acrescentados há quase duas semanas, interrompeu trajetória de altas consecutivas e caiu de 12,1% para 12%. O reservatório abastece 4,5 milhões de habitantes.

Acompanhe tudo sobre:ÁguaChuvascidades-brasileirasMetrópoles globaissao-paulo

Mais de Brasil

Prefeito de BH apresenta melhora e fará teste de extubação, diz boletim médico

Surto de virose no litoral de São Paulo: saiba como evitar doenças diarreicas na praia

Fies Social: programa terá pela primeira vez vagas 100% financiadas para pessoas de baixa renda

Belém precisa mais que dobrar número de leitos de hotel para COP30