"Apagão" afeta 13 estados do Norte e Nordeste
Segundo informações preliminares da Cosern, todos os 167 municípios do Rio Grande do Norte foram afetados por queda de energia
Luiza Calegari
Publicado em 21 de março de 2018 às 16h40.
Última atualização em 21 de março de 2018 às 17h49.
São Paulo - Pelo menos 13 estados no Norte e Nordeste do país passaram por uma queda de energia, o popular " apagão ", nesta quarta-feira (21).
A Energisa, concessionária que atende diversos estados, emitiu comunicado oficial informando que "um problema técnico na Usina de Belo Monte [Pará] interrompeu o fornecimento de energia para o Norte, Nordeste e parte do Sudoeste".
Segundo a nota, o Operador Nacional do Sistema (ONS) disse que não há previsão de restabelecimento.
Segundo o G1, os problemas foram verificados em Alagoas, Ceará, Sergipe, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Amapá, Pará, Maranhão, Bahia, Tocantins, Amazonas e Rio Grande do Norte.
Com o problema nessas regiões, houve posteriormente um corte automático da energia também para consumidores nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, afirmou o ONS.
Já havia sido registrada até às 16h15 uma recomposição praticamente total do fornecimento no Sul, no Sudeste e Centro-Oeste, mas o Norte e Nordeste ainda seguiam no escuro até então.
O ONS informou à Agência Brasil que ainda está apurando a extensão e as causas do problema. A Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) disse que também está investigando a origem da falta de energia.
Nota do ONS
Em nota, o ONS informa que, às 15h48, "uma perturbação no Sistema Interligado Nacional (SIN) causou o desligamento de cerca de 18.000 MW, majoritariamente localizados nas regiões Norte e Nordeste, correspondendo a 22,5% da carga total do SIN naquele momento".
De acordo com a nota, com a perda de carga, entrou em funcionamento o primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga do Sistema Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com corte automático de consumidores, no montante de 4.200 MW.
"Os sistemas Sul, Sudeste e Centro-Oeste ficaram desconectados do Norte e Nordeste", acrescenta o comunicado.
Segundo o ONS, às 16h15, já havia sido realizada a recomposição de praticamente toda a carga no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Neste momento, conclui a nota, as equipes do ONS trabalham na recomposição dos sistemas Norte e Nordeste.
(com Reuters e Agência Brasil)