Ano Novo: começam as interdições em Copacabana para o réveillon

Pelo oitavo ano consecutivo, a partir de 22h do dia 31 só poderão entrar em Copacabana pedestres e veículos de serviço público

Rio de Janeiro — Começou às 6h da manhã de hoje o esquema de trânsito em Copacabana para a virada do ano. A operação tem proibições de estacionamento, inclusive em baias da Avenida Atlântica, da Rua Teixeira de Melo e da Praça General Osório — e se estenderá até 21h do dia 2 de janeiro.

As pistas junto à orla da Av. Atlântica (incluindo o trecho do Leme) e das avenidas Delfim Moreira e Vieira Souto ficam interditadas para implantação da área de lazer, como ocorre aos domingos e feriados.

Os acessos a Copacabana serão liberados para todos os veículos, permanecendo a interdição da Av. Atlântica, em ambas as pistas, a partir das 5h do dia 1º , com previsão de liberação total dessas pistas no fim da tarde, às 18h de amanhã.

Diferentemente do réveillon passado, como não foi implantado o horário de verão este ano, a pista junto à orla da Avenida Atlântica será liberada uma hora mais cedo: às 18h do dia 1º de janeiro. Ela será fechada às 7h do dia 31.

Já o bloqueio total da Atlântica será às 17h, duas horas mais tarde do que aconteceu no ano passado. Das 7h às 17h do dia 31 e das 10h às 18h do dia 1º, a  pista junto às edificações terá a mão invertida, do Posto 6 para o Leme, como ocorre aos domingos e feriados.

Pelo oitavo ano consecutivo, a partir de 22h do dia 31 só poderão entrar em Copacabana pedestres e veículos de serviço público, como ambulâncias e carros da polícia.

Nesse horário, os acessos ao bairro serão totalmente bloqueados, inclusive para ônibus regulares e táxis. E as possibilidades para chegar a Copacabana são a pé ou de metrô. O fechamento vai até 5h do dia 1° de janeiro.

Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para depósitos públicos municipais. Pelo plano da prefeitura, já a partir de 19h30m do dia 31, apenas ônibus de linhas regulares e táxis poderão entrar em Copacabana.

Na operação réveillon — que, além de Copacabana, inclui Aterro, Flamengo, Botafogo, Ipanema, Leblon e Lagoa — serão empregados 700 agentes, entre guardas municipais e controladores da CET-Rio, 45 viaturas, 40 motocicletas e dez reboques. Serão utilizados ainda 31 painéis de mensagens variáveis.

Na orla de Ipanema e Leblon, como acontece nas áreas de lazer de domingos e feriados, as interdições serão das 7h do dia 31 às 18h do dia 1º de janeiro. Para facilitar a circulação, a partir das 19h30m do dia 31 e até 5h de 1° de janeiro, a pista junto aos prédios da Avenida Delfim Moreira terá a mão invertida.

A pista da Avenida Vieira Souto próxima às edificações funcionará como reversível de 19h30m às 21h59m, entre o Jardim de Alah e a Rua Teixeira de Melo, a fim de que os ônibus regulares cheguem ao terminal que será montado no local, sendo interditada às 22h.

O Aterro ficará fechado das 19h30m do dia 31 até 18h do dia 1º de janeiro. A Avenida Nações Unidas (Enseada de Botafogo) ficará bloqueada para o tráfego em geral entre 19h30m do dia 31 e 5h de 1º de janeiro.

Mas ônibus de linhas regulares e táxi terão acesso até 22h do dia 31. Após 22h, o acesso será permitido exclusivamente para ônibus de linhas regulares que utilizarão o terminal que será montado no local.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.