Alerj decide que antes de andar de patinete no Rio é preciso fazer prova
Usuário de patinete que não tem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) deverá fazer uma prova online do departamento estadual de trânsito
Reuters
Publicado em 13 de junho de 2019 às 18h37.
Última atualização em 13 de junho de 2019 às 18h43.
Rio de Janeiro — Um nova regra para uso da patinete elétrica no Rio de Janeiro foi aprovada, nesta quinta-feira (13), pela assembleia de deputados (Alerj) e que pode tornar a vida das empresas e dos usuários ainda mais difícil.
Os parlamentares votaram favoravelmente a um novo projeto de lei que obriga o usuário de patinete que não tem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) a fazer uma prova online do departamento estadual de trânsito.
Segundo o projeto, que será enviado para sanção do governador Wilson Witzel, usuário da patinete elétrica terá que demonstrar que tem conhecimentos básicos das regras de trânsito. O texto também proíbe o uso das patinetes em vias expressas, estradas e rodovias.
Nesta semana, a Alerj aprovou outro projeto, que exige o fornecimento de seguro e capacete aos usuários de patinete. Além disso, só será possível trafegar nas ciclovias e ciclofaixas numa velocidade de até 20 quilômetros por hora. O descumprimento implicará em multa de cerca de 170 reais.