Brasil

Alckmin sobre a transição: 'É a aliança mais participativa de todos os governos'

"O presidente Lula fez campanha participativa e estamos terminando uma fase importante agora", disse Alckmin

 (EVARISTO SA / AFP/Getty Images)

(EVARISTO SA / AFP/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 13 de dezembro de 2022 às 16h50.

O vice-presidente eleito Geraldo Alckmin ressaltou nesta terça, 13, o caráter participativo e democrático da equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e ainda criticou a atuação do atual governo Jair Bolsonaro: "Não se faz governo democrático com motociatas, é conversando".

"O presidente Lula fez campanha participativa e estamos terminando uma fase importante agora", disse Alckmin referindo ao trabalho da transição, enfatizando que o eleito conversou diretamente com as pessoas. "É a aliança mais participativa de todos os governos", afirmou.

Quer receber os fatos mais relevantes do Brasil e do mundo direto no seu e-mail toda manhã? Clique aqui e cadastre-se na newsletter gratuita EXAME Desperta.

De acordo com Alckmin, houve cerca de mil participantes no governo de transição. "Se contar tudo, foram mais de 5 mil pessoas no Brasil inteiro, com participação voluntária", disse, acrescentando que os relatórios de cada um dos 32 grupos serão uma ferramenta para o presidente Lula e seus ministros fazerem um "grande governo". "Nunca Brasília esteve tão perto do povo brasileiro como nessa fase do seu governo."

Depois de agradecer Lula pelo convite de coordenar a transição, Alckmin também agradeceu Aloizio Mercadante, que foi o coordenador técnico dos grupos. Mercadante foi bastante aplaudido. A fala de Alckmin ocorreu no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede do governo de transição, que termina oficialmente com esta cerimônia.

LEIA TAMBÉM: 

Acompanhe tudo sobre:Geraldo AlckminLuiz Inácio Lula da Silva

Mais de Brasil

Previsão do tempo: RS volta a enfrentar chuvas e geadas; temperaturas no Sudeste serão mais amenas

Governo do RS convoca policiais e bombeiros aposentados 'para reforçar estruturas de segurança'

Prefeito diz que "não há imóveis disponíveis" em Porto Alegre para tantos desabrigados

Julgamento no TSE que pode cassar mandato de Moro acontece nesta quinta; assista ao vivo

Mais na Exame