Aeroportos ainda têm espera na área de inspeção de bagagens

Filas em aeroportos do Rio, São Paulo e Brasília ainda são grandes após mudança da regra de embarque

Os aeroportos de Congonhas, em São Paulo; Santos Dumont, no Rio de Janeiro; e Juscelino Kubitschek, em Brasília, voltaram a registrar filas no setor de embarque, no começo da manhã desta terça-feira (19).

O transtorno é consequência de medidas adotadas, desde ontem (18), pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em todos os aeroportos do país, com objetivo de aumentar a segurança dos passageiros.

De acordo com a Anac, no primeiro dia de adoção dos novos procedimentos de inspeção para voos domésticos, o tempo médio de espera variou entre 10 e 45 minutos, com horários de picos específicos.

“Em alguns deles, não houve registro de tempo adicional de fila. Na maior parte do tempo não foram registrados tempos de espera significativos”, informou também a Agência.

Para evitar transtornos, a agência recomenda que os viajantes cheguem aos aeroportos com duas horas de antecedência. Também orienta que, enquanto aguardam na fila, os passageiros podem retirar cintos e demais objetos metálicos, antes de passar pelo detector de metais.

Além disso, segundo a Anac, é importante que o computador portátil (notebook) seja colocado em uma bandeja separada ao passar a bagagem de mão pelo raio-x.

A norma prevê ainda que qualquer passageiro poderá ser submetido à revista física aleatória e ter sua bagagem de mão vistoriada.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.