Abear quer revisão de slots de Congonhas

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas afirmou ser favorável à revisão dos horários de pouso e decolagem no aeroporto de Congonhas, mas com aumento na capacidade

São Paulo - A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) afirmou ser favorável à revisão dos horários de pouso e decolagem (slots) no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, mas com aumento na capacidade.

"A Abear é favorável à revisão. Temos propostas, estamos discutindo internamente, e as quatro empresas são favoráveis a essa revisão. Mas cada uma vai avaliar a forma de aderir e participar dos resultados que forem obtidos", afirmou o presidente da associação, Eduardo Sanovicz, em coletiva de imprensa nesta terça-feira.

A Abear é contra a proposta formulada pela Secretaria de Aviação Civil que prevê a redistribuição dos slots com base na participação de mercado das empresas e na pontualidade dos voos, disse ele.

Sanovicz ressaltou, por outro lado, que a entidade defende o aumento da capacidade do aeroporto e não apoia a retirada de slots atuais de empresas para entregá-los a outras companhias.

A Abear lembrou que a capacidade do aeroporto sofreu duas reduções em 2001 e 2007, "em uma reação circunstancial e compreensível", mas garantiu que há possibilidade de essa capacidade crescer novamente.

"Garantimos que é o momento de começar a rever esse gargalo", disse.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.