Brasil

Bahia recebe 307 mil testes rápidos para diagnóstico de Zika

A nova tecnologia permite que, em até 20 minutos, o paciente saiba se está infectado ou se já teve algum contato com o vírus Zika, mesmo sem os sintomas

Zika: até a criação do teste, o diagnóstico era feito com a detecção do vírus em exames laboratoriais, cujos resultados podiam levar semanas (Luis Robayo/AFP/AFP)

Zika: até a criação do teste, o diagnóstico era feito com a detecção do vírus em exames laboratoriais, cujos resultados podiam levar semanas (Luis Robayo/AFP/AFP)

AB

Agência Brasil

Publicado em 16 de março de 2017 às 16h22.

Última atualização em 16 de março de 2017 às 16h24.

Começa hoje (16) a distribuição de 307 mil testes rápidos para diagnóstico do vírus Zika na Bahia.

De acordo com a Secretaria de Saúde, os testes devem estar disponíveis nas maternidades e nos laboratórios públicos de todo o estado em até 15 dias.

A secretaria informou que este é o primeiro lote enviado pelo Ministério da Saúde à Bahia e corresponde a mais de 50% do total previsto para o ano.

A tecnologia do teste rápido permite que, em até 20 minutos, o paciente saiba se está infectado ou se já teve algum contato com o vírus Zika em algum momento da vida mesmo que não tenha apresentado sintomas.

Até a criação do teste, o diagnóstico era feito com a detecção do vírus em exames laboratoriais, cujos resultados podiam levar semanas.

O teste rápido fornecido pelo Ministério da Saúde foi desenvolvido e produzido na Bahia, pelo laboratório público Bahiafarma, que obteve o primeiro registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Ao todo, o Ministério da Saúde adquiriu 3,5 milhões de testes e fará a distribuição em toda a rede pública do país por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os gestores municipais participaram hoje (16) de uma conferência online na qual foram orientados sobre a utilização do teste nas cidades que receberão a ferramenta.

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica da Bahia, no ano passado, foram notificados mais de 57 mil casos de Zika em todo o estado. Este ano foram registradas 460 notificações, somente até 21 de fevereiro.

Acompanhe tudo sobre:SaúdeZikaBahia

Mais de Brasil

Paes e Ceciliano trocam farpas em disputa ao governo do Rio

Moraes suspende parte das regras para operação de motoapps em São Paulo

Fim dos orelhões no Brasil? Número de aparelhos caiu 81% em 5 anos

Os 10 carros mais roubados em São Paulo