SuperAgro: podcast discute os novos fundos de investimento do setor

Nova modalidade deve movimentar R$ 3 bilhões este ano; o podcast recebe Gabriel Junqueira, sócio da gestora Santa Fé Investimentos, para tratar sobre os principais pontos dos fundos de agro
Podcast discute fundos de investimento do agronegócio, criados neste ano (Getty Images/Getty Images)
Podcast discute fundos de investimento do agronegócio, criados neste ano (Getty Images/Getty Images)
Por Carla AranhaPublicado em 22/11/2021 15:37 | Última atualização em 22/11/2021 15:37Tempo de Leitura: 3 min de leitura

Lançados no início deste ano, os fundos de investimentos voltados ao agronegócio, os Fiagro, devem movimentar mais de 3 bilhões de reais até dezembro. Em 2022, a expectativa é que esse montante chegue a quase 15 bilhões de reais, dado o apetite por investimento em um setor que é responsável por mais de 20% do PIB brasileiro.

Regulamentado pela lei 14.130, de março de 2021, esse tipo de fundo permite que pessoas físicas e jurídicas possam investir no agronegócio brasileiro, contribuindo para a oferta de crédito no setor. Há diversas modalidades disponíveis, entre elas a participação em empresas que atuam na cadeia produtiva do agronegócio e cotas de fundos de investimento com mais de 50% do patrimônio dedicado a ativos do setor.

O primeiro Fiagro com oferta pública foi registrado em setembro pela gestora Santa Fé Investimentos, com foco em investimentos relativos a arrendamentos de terra e parcerias agrícolas em fazendas de grãos e cana-de-açúcar – no total, são 26 propriedades rurais, a maior parte delas localizada na região conhecida como Matopiba, que engloba uma grande (e profícua) área produtiva no Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

“O agronegócio não para de bater recordes de produção e exportação, além de representar mais de 20% do PIB”, diz Gabriel Junqueira, sócio da Santa Fé Investimentos. “Essa opção de investimento já se provou bem-sucedida em países como os Estados Unidos, que, ao lado do Brasil, lideram o mercado agrícola e de pecuária no mundo”. Junqueira é o entrevistado desta edição do podcast SuperAgro, que vai ao ar semanalmente, trazendo os desafios, as oportunidades e os grandes personagens do agronegócio brasileiro.

O mercado tem a expectativa de movimentar 25 bilhões de reais nos próximos anos com a nova modalidade diante da procura crescente por investimentos no setor. "Trata-se de um ciclo positivo, que se reverte em maior capitalização no campo e produtividade", afirma Junqueira.

O podcast SuperAgro vai ao ar todas semanas com os principais desafios e oportunidades do agronegócio, com apresentação de Carla Aranha, repórter de macroeconomia da EXAMEClique aqui para ver o canal e não deixe de acompanhar os próximos programas.

Assine a EXAME e acesse as notícias mais importantes em tempo real.