EXAME Agro

Apoio:

LOGO TIM 500X313

Qual a importância das mulheres nas propriedades rurais no Norte e Nordeste?

No videocast da EXAME Agro, Sergina Dantas, do Sebrae, e Helene Menu, do Imaflora, falam sobre a preocupação da mulher com o social do ESG, seja nas grandes fazendas ou na agricultura familiar

Videocast EXAME Agro (Arte/Exame)

Videocast EXAME Agro (Arte/Exame)

Mariana Grilli
Mariana Grilli

Repórter de Agro

Publicado em 1 de setembro de 2023 às 18h24.

Atrair jovens para as atividades do campo, conscientizar colaboradores sobre práticas sustentáveis e considerar o impacto socioambiental durante as decisões da gestão agrícola. Estes são três exemplos do papel da mulher na administração das propriedades rurais, sobretudo nas regiões Norte e Nordeste, segundo as convidadas do novo videocast da EXAME Agro.

Helene Menu, gerente do projeto Florestas de Valores do Imaflora, e Sergina Dantas, analista do Sebrae para o Rio Grande do Norte, destacam projetos bem-sucedidos que envolvem as mulheres na agricultura, como a agregação de valor aos produtos provenientes da bioeconomia e a formação de coletivos, como cooperativas de produtores na Amazônia.

Leia também: Conheça a designer que administra uma fazenda de frutos do mar com custos de R$ 1 milhão

No Norte e Nordeste do país, negócios liderados por empreendedoras rurais mostram que agricultura e bioeconomia podem convergir a partir de uma gestão baseada no conceito ESG. De acordo com as entrevistadas, a preocupação com o pilar social ganha um tratamento diferenciado quando há uma mulher na liderança, seja nas grandes fazendas ou na agricultura familiar.

Assista à entrevista na íntegra a seguir: 

yt thumbnail

Prêmio Mulheres do Agro

Com o objetivo de incentivar a presença das mulheres no agronegócio, seja na ciência ou no campo, a 6ª edição do Prêmio Mulheres do Agro está em busca de histórias que mostrem a protagonismo feminino no setor. Idealizado pela Bayer em parceria com a Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), a premiação busca reconhecer produtoras rurais que realizem uma gestão sustentável, com foco nos pilares ESG.

Realizado desde 2018, o troféu já foi concedido a 45 mulheres que estão à frente de propriedades de pequeno, médio e grande porte. Para a edição de 2023, o projeto passa a contar com o apoio de cinco entidades parceiras: Embrapa, Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas (Andav), Faculdade de Tecnologia (Fatec) Pompeia, Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) e Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia.

Para conhecer mais, acesse o site premiomulheresdogro.com.br. A premiação acontece durante Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, realizado em São Paulo, nos dias 25 e 26 de outubro.

yt thumbnail
    Acompanhe tudo sobre:Prêmio Mulheres do AgroMulheresAgronegócioAgriculturaGestão

    Mais de EXAME Agro

    Depois de dois trimestres seguidos de alta, pedidos de recuperação judicial no agro recuam no 3º tri

    Exportação de café do Brasil bate recorde de volume e receita em outubro

    Indústria e centro tecnológico: os planos da Bahia para se tornar a nova fronteira do agro nacional

    Agricultores dos EUA estão preocupados com perspectiva de aumento de tarifas em novo governo Trump