EXAME Agro

Pesquisador da Embrapa vê produção dobrar na próxima década

O uso de sistemas de produção intercalados pode levar o Brasil a dobrar a atual produção de grãos na próxima década

Embrapa: produção de soja vai aumentar de 10 milhões a 15 milhões de hectares (Rafael Henrique/SOPA Images/LightRocket/Getty Images)

Embrapa: produção de soja vai aumentar de 10 milhões a 15 milhões de hectares (Rafael Henrique/SOPA Images/LightRocket/Getty Images)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 27 de fevereiro de 2023 às 19h41.

Última atualização em 28 de fevereiro de 2023 às 13h20.

Como o País tem biomas com muita diversidade, as regiões agrícolas adaptam o manejo das lavouras usando as tecnologias disponíveis em cada área. A terceira safra no Mato Grosso costuma envolver soja, milho safrinha e cobertura verde; já no Paraná e interior de São Paulo, entram soja, milho e trigo ou sorgo; no Mato Grosso do Sul, soja, milho e pasto (braquiária); e no Rio Grande do Sul, Estado com temperaturas mais baixas, trigo, soja e olerícolas.

"Temos agora o sistema de plantar soja no meio do milho, que ainda está no início, mas tem tudo para se expandir", disse Alexandre Nepomuceno, da Embrapa.

EXAME apresenta série 100% gratuita focada nas novas oportunidades profissionais do agronegócio digital. Clique aqui para saber mais

O uso de sistemas de produção intercalados pode levar o Brasil a dobrar a atual produção de grãos na próxima década, segundo o pesquisador. "Temos uma área de 120 milhões de hectares de pastagens, e metade disso é de pastagem degradada. Dados da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) mostram que vamos aumentar, só de soja, de 10 milhões a 15 milhões de hectares, e a soja é uma grande recuperadora de solos por isso recupera também as pastagens."

Acompanhe tudo sobre:Embrapa

Mais de EXAME Agro

Tempestades geram prejuízo de 3 bilhões de euros na agricultura da Andaluzia

Trump amplia importação de carne da Argentina para conter preços nos EUA

Tarifa dos EUA sobre café solúvel deve cair em março, projeta setor brasileiro

Syngenta prepara IPO para levantar até US$ 10 bilhões em Hong Kong, diz jornal