EXAME Agro

Apoio:

LOGO TIM 500X313

Na Ásia, ministro Carlos Fávaro inicia missão na Coreia do Sul, mas foca no Japão

Foram tratados assuntos relacionados ao avanço tecnológico das fazendas, à integração lavoura-pecuária-floresta e um protocolo internacional para casos de gripe aviária

Na Coreia do Sul: Ministro Carlos Fávaro e ministro coreano Jeong Hwang-geun (Mapa/Divulgação)

Na Coreia do Sul: Ministro Carlos Fávaro e ministro coreano Jeong Hwang-geun (Mapa/Divulgação)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 24 de julho de 2023 às 19h35.

Nesta semana, o ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa) Carlos Fávaro está em missão na Ásia para ampliar e retomar mercados com países do continente. A visita, que já estava prevista, foi confirmada diante do embargo às exportações de frango para o Japão, depois de casos confirmados de gripe aviária nos estados do Espírito Santo e Santa Catarina.

Junto à equipe técnica da pasta, pesquisadores da Embrapa e uma comitiva de parlamentares e representantes do setor, Fávaro começou a programação pela Coreia do Sul. Nesta segunda-feira, 24, ele esteve em reunião com o ministro coreano Jeong Hwang-geun, responsável pela pasta de Agricultura, Alimentação e Assuntos Rurais do país.

Os dois ministros trataram de um protocolo internacional, regionalizado à Ásia, para casos de influenza aviária. No entanto, o Mapa não esclareceu qual seria este protocolo e qual a urgência para implementá-lo, à medida que os casos do vírus H5N1 confirmados no Brasil ainda não se tratam de gripe aviária em produção comercial.

Também foram tratados assuntos relacionados ao avanço tecnológico das fazendas, com a possibilidade de o Brasil estreitar uma cooperação técnica para agricultura de precisão e a construção de fazendas inteligentes -- como a geração de dados no campo e adoção de técnicas mais modernas de cultivo.

Além disso, nos encontros bilaterais, o Mapa também busca fomentar a tecnologia da integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), como uma das principais iniciativas para a intensificação da produção de alimentos livre de desmatamento.

Leia também: Trigo tem alta nos preços internacionais, mas pouco impacto no Brasil

"A Missão do Mapa esteve no Ministério da Segurança de Alimentos e Medicamentos, onde o vice-ministro, Osang Kwon, lembrou da capacidade do Brasil de manter a exportação de produtos agropecuários mesmo durante a pandemia da Covid-19", informa a pasta por meio de nota.

10 Principais Produtos Exportados pelo Brasil em 2023

Veja abaixo quais foram os 10 produtos mais exportados pelo Brasil para a Coreia do Sul em 2023, segundo o Ministério da Indústria e Comércio (Secex/MDIC):

  1. Soja em grão
  2. Minério de ferro e seus concentrados
  3. Óleos brutos de petróleo ou de minerais 
  4. Açúcares e melaços
  5. Carne bovina 
  6. Farelos de Soja e outros alimentos para animais 
  7. Celulose
  8. Milho 
  9. Produtos manufaturados
  10. Carnes de aves 
Acompanhe tudo sobre:AgronegócioAgropecuáriaGripe aviáriaCoreia do SulExame-Agro

Mais de EXAME Agro

Aumento de custos, menos crédito e mais exportação: como o dólar alto afeta o agro brasileiro

Lei antidesmatamento da União Europeia avança para o Conselho Europeu

Cacau beira os US$ 12 mil e expectativa é de mais volatilidade em 2025

Os planos da maior marca de azeite da Itália para cair — de vez — no gosto do brasileiro em 2025