Lula diz que governo renegociará dívida de produtores por causa da seca
Presidente afirmou que mais de 586 contratos devem ser renegociados
Agência de notícias
Publicado em 8 de fevereiro de 2024 às 14h48.
Última atualização em 8 de fevereiro de 2024 às 14h52.
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou na manhã desta quinta-feira, 8, que, além da dívida do estado de Minas Gerais com a União, também está no radar do governo a renegociação das operações de crédito rural de custeio e investimento contratadas com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste ( FNE ) por produtores rurais afetados pela seca ou estiagem no estado.
Segundo Lula, mais de 586 contratos devem ser renegociados.
"São praticamente R$ 8 bilhões que estão envolvidos aí. Vamos renegociar dívida velha, a gente vai discutir como facilitar para que no futuro essas pessoas voltem a plantar outra vez", disse o presidente em entrevista à Rádio Itatiaia.
Na quarta-feira, o Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou a renegociação das operações de crédito rural de custeio e investimento contratadas com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) por produtores rurais afetados pela seca ou estiagem no norte de Minas Gerais e no Nordeste.
A medida é válida para parcelas vencidas ou com vencimento de 1º de julho de 2023 a 30 de dezembro deste ano, conforme resolução extra publicada pelo colegiado na quarta-feira.