EXAME Agro

Ipea revisa PIB da agropecuária de 2,6% para 1,7% em 2021

Segundo o Ipea, o ajuste nas projeções foi motivado pelos impactos climáticos adversos e pela piora do cenário para a produção de bovinos

Lavoura de milho em Campo Novo do Parecis (MT) 
 (Ueslei Marcelino/Reuters)

Lavoura de milho em Campo Novo do Parecis (MT) (Ueslei Marcelino/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 26 de agosto de 2021 às 14h01.

Última atualização em 26 de agosto de 2021 às 14h15.

O crescimento do PIB do setor agropecuário em 2021 foi revisto de 2,6% (previsão feita em junho) para 1,7%, representando o quinto ano consecutivo de crescimento do setor, o único a não apresentar redução em 2020. A previsão é do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgada nesta quinta-feira.

  • O futuro do Agro está na tecnologia. Quer saber como? Assine a EXAME

Segundo o Ipea, o ajuste nas projeções foi motivado, principalmente, pela redução nas estimativas de produtividade e produção de culturas importantes (como a do milho), em virtude dos impactos climáticos adversos da ocorrência de um fenômeno La Niña mais severo nesta safra, e pela piora do cenário para a produção de bovinos.

No valor adicionado da produção vegetal em 2021, os pesquisadores do Ipea revisaram a alta de 2,7% para 1,7%. Ainda assim, o desempenho positivo foi sustentado pelas altas nas produções de soja (+9,8%), trigo (+36,0%) e arroz (+4,1%). Isso compensou as quedas estimadas para as demais culturas: milho (-11,3%), cana-de-açúcar (-3,2%) e café (-21,0%). "O rendimento do milho em 2021, em especial, foi muito prejudicado pelo atraso na colheita da soja, que retardou o plantio da segunda safra, ficando dependente de chuvas tardias que não ocorreram", destaca o Ipea.

Na produção animal, a previsão de alta foi revista de 2,5% para 1,8%, com crescimento para todos os segmentos, com exceção da produção de bovinos, com queda de 1,0%. Há expectativa de desempenho positivo na produção das demais proteínas: suínos (+7 7%), frangos (+3,9%), leite (+3,1%) e ovos (+4,5%). No caso dos suínos, o bom desempenho está relacionado com o forte crescimento das exportações para a China neste ano.

O podcast SuperAgro vai ao ar todas as quartas-feiras com os principais desafios e oportunidades do agronegócio, com apresentação de Carla Aranha, repórter de macroeconomia da EXAME. Clique aqui para ver o canal no Spotify, ou ouça em sua plataforma de áudio preferida, e não deixe de acompanhar os próximos programas

Acompanhe tudo sobre:Carnes e derivadosAgronegócioAgropecuáriaMudanças climáticasSafras agrícolas

Mais de EXAME Agro

Acordo UE-Mercosul: Parlamento Europeu aprova salvaguardas para proteger agricultores

USDA eleva projeção de safra de soja no Brasil para 180 milhões de toneladas

EUA cria 'fábrica de moscas' para conter praga do México sobre carne bovina

Preço do tomate sobe 20% em janeiro e deve ficar ainda mais caro em 2026