EXAME Agro

Gripe aviária: Câmara aprova urgência de projeto de indenização a produtores afetados

Deputados também aprovaram urgência de proposta que amplia o trabalho de técnicos que fiscalizam áreas possivelmente contaminadas

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 26 de maio de 2025 às 19h45.

Última atualização em 26 de maio de 2025 às 20h04.

Tudo sobreGripe aviária
Saiba mais

A Câmara dos Deputados aprovou a urgência de dois projetos de lei de proteção ao agronegócio em casos de calamidade ou prevenção de crises, como a gripe aviária. Um deles cria o Fundo Nacional para Prevenção, Proteção e Defesa Agropecuária Contra Calamidades (Fundeagro), com recursos que poderão ser utilizados por agricultores em medidas de defesa contra riscos de perdas ou para reembolso de perdas. A outra proposta permite ampliar o trabalho de técnicos que fiscalizam áreas possivelmente contaminadas.

O Fundeagro seria abastecido, principalmente, com recursos da União, proveniente de impostos. Cerca de 1% da arrecadação teria de ser repassada anualmente ao fundo. Entidades privadas nacionais e estrangeiras também poderão contribuir para o fundo.

— Estou conversando com o setor, com o Ministério da Agricultura, e também com gerentes de fundos estaduais, para saber o que está dando certo nos estados, e o que podemos trazer de aperfeiçoamento ao Fundo Nacional — afirmou o relator, deputado Pezenti (MDB-SC), que deve finalizar o texto entre terça e quarta-feira.

A outra proposta pretende remunerar o servidor público que seja técnico da área agropecuária e se dispor a trabalhar em suas folgas, “permanecendo à disposição do serviço para a fiscalização dos estabelecimentos de produtos de origem animal, sob o regime da inspeção permanente”.

O autor, deputado Domingos Sávio (PL-MG), afirmou em justificativa que o “serviço voluntário é uma forma de se resolver problemas decorrentes da falta de servidores em atuação”. O projeto será relatado pela deputada Roberta Roma (PL-BA).

Os projetos serão votados após o caso de gripe aviária confirmado em Montenegro (RS), que provocou a suspensão temporária das exportações de carne de frango para cerca de 40 países — entre suspensões totais e aquelas dirigidas exclusivamente ao Rio Grande do Sul ou à cidade onde a contaminação foi registrada.

Acompanhe tudo sobre:Gripe aviáriaDoençasCâmara dos DeputadosGoverno LulaRio Grande do Sul

Mais de EXAME Agro

França suspende frutas da América do Sul com substâncias proibidas pela UE

Falta de mão de obra no agro ameaça encarecer alimentos em R$ 18,4 bilhões

A praga que avança no México e ameaça US$ 1,8 bi na carne bovina dos EUA

Por que o mercado aposta na 3tentos entre as small caps — e no agro — em 2026