EXAME Agro

Governo descarta gripe aviária em granja comercial de Santa Catarina

Atualmente, só existe um caso suspeito em granja comercial, no Tocantins

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 26 de maio de 2025 às 20h43.

Priorizar nos meus resultados Google
Tudo sobreGripe aviária
Saiba mais

O Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa) informou, nesta segunda-feira, 26, que foi negativo o teste para gripe aviária no município de Ipumirim, em Santa Catarina. O resultado era esperado pelo governo e o setor privado.

Com o descarte da doença em Santa Catarina, há apenas um caso suspeito em uma granja comercial, localizado em Aguiarnópolis, no Tocantins. O resultado deve sair nesta semana.

Os demais casos sendo investigados foram registrados em propriedades de subsistência ou em aves silvestres. Há 12 focos suspeitos de gripe aviária sendo analisados.

Até o momento, apenas um foco da doença foi confirmado em uma granja comercial, há cerca de uma semana, em Montenegro, no Rio Grande do Sul. Com isso, mais de 60 países suspenderam as compras de carne de frango e subprodutos de aves do Brasil.

Há mercados, como a China e a União Europeia, que fecharam as portas para o produto oriundo de todo o Brasil; outros limitaram o embargo o Rio Grande do Sul e outros apenas ao município gaúcho.

Acompanhe tudo sobre:Gripe aviáriaSanta CatarinaMinistério da Agricultura e Pecuária

Mais de EXAME Agro

El Niño 2026/27: o risco climático chega ao coração das commodities brasileiras

JBS cria frente para desenvolver produtos proteicos e mira mercado de US$ 101 bi

'Não adianta liderar a produção de algodão e pagar para produzir', diz Abrapa

A IA chegou ao campo — e agora disputa terra, energia e água com o agro