EXAME Agro

Apoio:

Logo TIM__313x500

CCIR 2024: prazo para emissão do documento termina em 10 dias

Só com o documento é possível transferir, arrendar, hipotecar, desmembrar, partilhar (em caso de divórcio ou herança) o imóvel rural, além de acessar financiamentos bancários para investimento na propriedade

César H. S. Rezende
César H. S. Rezende

Repórter de agro e macroeconomia

Publicado em 8 de julho de 2024 às 12h36.

Faltam 10 dias para se encerrar o prazo para o produtor rural emitir o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) 2024 — até 18 julho.

Emitido pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o CCIR comprova a inscrição do imóvel no Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR) e garante o acesso a uma série de direitos e benefícios essenciais para o agronegócio.

Só com o documento é possível transferir, arrendar, hipotecar, desmembrar, partilhar (em caso de divórcio ou herança) o imóvel rural, além de acessar financiamentos bancários para investimento na propriedade.

Quem precisa emitir o CCIR?

A emissão do CCIR é necessária única e exclusivamente àqueles que possuem propriedades em área rural, mas que:

Tenham suas terras cadastradas no Sistema Nacional de Cadastro de Imóvel do Incra;
Possuem todos os dados atualizados no SNCR;
Sua emissão deve ser feita anualmente e estes proprietários precisam ter o Cadastro de Imóvel Rural e estar em dia com o Imposto Sobre Propriedade Territorial Rural (ITR).

Como emitir o CCIR 2024

O processo de emissão do CCIR é simples e pode ser feito online no site do Incra ou presencialmente em uma unidade do órgão.

Para solicitar o CCIR, é necessário ter em mãos os documentos do imóvel rural, como CPF ou CNPJ do titular, título definitivo ou provisório de terra e certidão de Cadastro de Imóvel Rural (CAR).

Para obter o CCIR, é necessário efetuar o pagamento da taxa de serviço cadastral utilizando uma das seguintes opções disponíveis: PIX, cartão de crédito ou boleto bancário. A emissão do certificado válido, com o status de "Quitado", ocorrerá somente após a confirmação do pagamento.

Acompanhe tudo sobre:DocumentaçãoAgronegócio

Mais de EXAME Agro

Secretaria de Bioeconomia da Argentina voltará a se chamar Agricultura, Pecuária e Pesca

Batata-inglesa e leite longa vida puxam inflação em junho

Agtech JetBov investe R$ 1,7 milhão para desenvolver o "ChatGPT" da pecuária

Agro brasileiro sustenta superávits da balança comercial brasileira desde 1989, mostra estudo

Mais na Exame