EXAME Agro

Bolsonaro abre maior feira de agro do país e fala sobre Daniel Silveira

Agrishow, em Ribeirão Preto, deve reunir 150 mil pessoas e movimentar 6 bilhões de reais

Agroshow: Durante o evento, Bolsonaro também disse que a Organização Mundial do Comércio (OMC) fez um apelo para que o Brasil aumente a exportação de alimento (Alan Santos/PR/Flickr)

Agroshow: Durante o evento, Bolsonaro também disse que a Organização Mundial do Comércio (OMC) fez um apelo para que o Brasil aumente a exportação de alimento (Alan Santos/PR/Flickr)

CA

Carla Aranha

Publicado em 25 de abril de 2022 às 11h35.

O presidente Jair Bolsonaro abriu a Agrishow, maior feira de agronegócio do país, em Ribeirão Preto (SP) nesta segunda, dia 25. Acompanhado de autoridades e parlamentares, como os ministros Joaquim Leite, e Marcos Montes, da Agricultura, Bolsonaro discursou para uma plateia formada por produtores rurais. Bolsonaro abordou a questão do indulto concedido ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ). “O indulto é constitucional”, afirmou o presidente. Silveira foi condenado pela Supremo Tribunal Federal (STF) a oito anos e nove meses de prisão por ataques verbais a membros da Corte.

Durante o evento, Bolsonaro também disse que a Organização Mundial do Comércio (OMC) fez um apelo para que o Brasil aumente a exportação de alimento — a guerra na Ucrânia e as sanções à Rússia tiraram do mercado internacional cerca de 30% do milho consumido mundialmente, além de outros cereais, e agravou a crise dos fertilizantes, produzidos majoritariamente pela Rússia e Bielorrússia.

O ex-ministro Tarcísio de Freitas, da Infraestrutura, em campanha pela eleição estadual em São Paulo, também participou da cerimônia de abertura.

A 27a edição da Agrishow, que volta a ser realiza de forma presencial após dois anos suspensa em função da pandemia, deve reunir um público de 150 mil pessoas. O evento acontece até esta sexta, dia 29. Mais de 800 expositores nacionais e internacionais devem apresentar novidades como caminhões autônomos, tratores gigantes e capacetes que permitem transmissão ao vivo de tudo o que acontece no campo.

A feira deve movimentar 6 bilhões de reais, segundo os organizadores, devido a uma demanda reprimida por inovação no agronegócio, principalmente no que diz respeito a maquinário. Multinacionais como Case IH, John Deere e outros fabricantes devem realizar lançamentos de colheitadeiras e tratores. A Bayer e outros produtores de defensivos e sementes também estão presentes na Agrishow.

LEIA TAMBÉM:

Acompanhe tudo sobre:AlimentosAgronegócioOMC – Organização Mundial do ComércioJair BolsonaroExame-Agro

Mais de EXAME Agro

Tempestades geram prejuízo de 3 bilhões de euros na agricultura da Andaluzia

Trump amplia importação de carne da Argentina para conter preços nos EUA

Tarifa dos EUA sobre café solúvel deve cair em março, projeta setor brasileiro

Syngenta prepara IPO para levantar até US$ 10 bilhões em Hong Kong, diz jornal