EXAME Agro

Açúcar dispara com preocupações sobre oferta da Índia e Europa

Até agora, usinas de cana-de-açúcar indianas exportaram 6 milhões de toneladas de açúcar já permitidas

 (Kiko Ferrite/Exame)

(Kiko Ferrite/Exame)

B

Bloomberg

Publicado em 27 de janeiro de 2023 às 12h34.

Os futuros de açúcar em Nova York operam no patamar mais alto desde o final de dezembro, em meio a preocupações de que a oferta menor da Índia e partes da Europa deixará o mercado apertado.

A Associated British Foods esta semana disse que a produção de açúcar do Reino Unido cairá 28% no atual ano-safra, depois que o mau tempo prejudicou a produção de beterraba. Analistas esperam que a produção na Índia pode cair abaixo do nível do ano passado, de cerca de 36 milhões de toneladas, e isso pode reduzir as chances de que o governo do país permita cotas de exportações adicionais.

Até agora, as usinas de cana-de-açúcar indianas exportaram 6 milhões de toneladas de açúcar já permitidas, e é improvável que o governo autorize mais até que saiba o tamanho da safra de cana, disse Stephen Geldart, chefe de análise da corretora Czarnikow.

“Isso representa menos disponibilidade de açúcar no curto prazo”, disse ele.

O Açúcar bruto subiu até 3,3% em Nova York, para 20,78 centavos de dólar por libra-peso, cotação mais alta desde 27 de dezembro. O açúcar refinado subiu até 2,4% em Londres.

A oferta global deve melhorar quando o Brasil iniciar a moagem de cana, por volta de abril. Mesmo assim, o aumento do consumo deixou o mercado apertado, disse Geldart.

“Basta uma quebra de safra para que haja um déficit de açúcar e uma redução dos estoques”, disse ele. “Dependendo de onde isso acontece, isso pode ser significativo para o preço.”

O café arábica também avançou em Nova York, em seu quinto dia de alta, a sequência mais longa desde Agosto do ano passado.

Acompanhe tudo sobre:EuropaÍndiaacucarExame-Agro

Mais de EXAME Agro

Tempestades geram prejuízo de 3 bilhões de euros na agricultura da Andaluzia

Trump amplia importação de carne da Argentina para conter preços nos EUA

Tarifa dos EUA sobre café solúvel deve cair em março, projeta setor brasileiro

Syngenta prepara IPO para levantar até US$ 10 bilhões em Hong Kong, diz jornal