Agências

Petróleo ajuda Bovespa, DIs curtos sobem após Tombini

São Paulo - A Bovespa conseguiu quebrar uma sequência de cinco quedas nesta sexta-feira, enquanto o dólar voltou a cair ante o real. Nos juros futuros, houve reversão do movimento, com as taxas curtas passando a subir após fala do presidente do Banco Central. Em Washington, Alexandre Tombini disse que o país se encontra no […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de abril de 2011 às 18h08.

São Paulo - A Bovespa conseguiu quebrar uma sequência de cinco quedas nesta sexta-feira, enquanto o dólar voltou a cair ante o real. Nos juros futuros, houve reversão do movimento, com as taxas curtas passando a subir após fala do presidente do Banco Central.

Em Washington, Alexandre Tombini disse que o país se encontra no meio de um ciclo de aperto monetário e os fluxos de capital são inflacionários e podem afetar a estabilidade financeira [ID:nN15228227].

Os comentários reforçaram apostas de que o Comitê de Política Monetária (Copom) eleve a Selic na próxima quarta-feira em 0,5 ponto percentual. Segundo pesquisa Reuters, contudo, parte do mercado mira um acréscimo de 0,25 ponto.

A possibilidade de que o governo reduza um tributo e abra caminho para um reajuste da gasolina ajudou a Petrobras a fechar em alta, em meio à alta dos preços do petróleo. Na contramão, os papéis da Vale recuaram em uma sessão volátil após o aumento da inflação chinesa a 5,4 por cento em março sugerir que o banco central do país asiático reforçará o aperto monetário e, assim, reduzir a demanda por matérias-primas como ferro e aço.

Em Nova York, investidores utilizaram dados macroeconômicos melhores que o esperado como argumento para comprar ações.

Um relatório do governo mostrou que a inflação nos Estados Unidos continuou comportada em março, enquanto a confiança do consumidor em abril subiu mais que o esperado. Investidores temiam que o aumento nos custos de energia abatesse o sentimento dos consumidores [ID:nN15216731].

O setor de tecnologia, no entanto, foi pressionado pelo salto de 54 por cento nos gastos do Google no primeiro trimestre, alimentando preocupações com a possibilidade de que o novo presidente-executivo esteja desconsiderando o lucro, em busca de crescimento no faturamento [ID:nN15205465].

No front cambial, o dólar subiu frente a uma cesta de divisas <.DXY>, influenciado pela queda do euro devido a renovados temores com uma crise de dívida na região após a Moody's ter rebaixado o rating da Irlanda a um grau pouco acima do especulativo.

Veja a variação dos principais mercados nesta sexta-feira: CÂMBIO O dólar terminou a 1,578 real, em queda de 0,13 por cento frente ao fechamento anterior.

BOVESPA <.BVSP> O Ibovespa subiu 0,61 por cento, para 66.684 pontos. O volume financeiro na bolsa foi de 6,11 bilhões de reais.

ADRs BRASILEIROS <.BR20> O índice dos principais ADRs brasileiros avançou 0,55 por cento, a 37.612 pontos.

JUROS <0#2DIJ:> No call das 16h, o DI janeiro de 2012 apontava 12,28 por cento ao ano, ante 12,25 por cento no ajuste anterior.

EURO A moeda comum europeia era cotada a 1,4427 dólar, ante 1,4488 dólar no fechamento anterior nas operações norte-americanas.

GLOBAL 40 O título de referência dos mercados emergentes, o Global 40, subia a 134,438 por cento do valor de face, oferecendo rendimento de 2,54 por cento ao ano.

RISCO-PAÍS <11EMJ> O risco Brasil caía 1 ponto, para 170 pontos-básicos. O EMBI+ subia 2 pontos, a 263 pontos-básicos.

BOLSAS DOS EUA O índice Dow Jones <.DJI> teve alta de 0,46 por cento, a 12.341 pontos; o S&P 500 <.SPX> ganhou 0,39 por cento, a 1.319 pontos, e o Nasdaq <.IXIC> avançou 0,16 por cento, a 2.764 pontos.

PETRÓLEO Na Nymex, o contrato de petróleo de vencimento mais próximo subiu 1,55 dólar, ou 1,43 por cento, a 109,66 dólares por barril.

TREASURIES DE 10 ANOS O preço dos títulos do Tesouro norte-americano de 10 anos, referência do mercado, tinha alta, oferecendo rendimento de 3,412 por cento ante 3,496 por cento no fechamento anterior.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Agências

Israel recupera corpo de brasileiro em Gaza, o 4º morto pelo Hamas

Ex-miss Brasil dada como desaparecida no RS retoma contato com a família após 4 dias

Erdogan diz que Otan não deve contar com aval para adesão da Suécia antes de julho

'Brasil não pode mais ser marginalizado exterior', diz Lula em BH

Mais na Exame