Agências

Euro recua após rebaixamento de Portugal; dólar sobe

Alta dos juros na China também contribuiu para a queda da moeda europeia

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de abril de 2011 às 10h07.

Londres - O euro operava em queda e saía da máxima em cinco meses frente ao dólar nesta terça-feira, derrubado pelo corte do rating de Portugal e a elevação dos juros na China.

A elevação de 0,25 ponto percentual nas taxas chinesas [ID:nN0589785] também prejudicava moedas como o dólar australiano, que caía contra o dólar.

A Moody's rebaixou a nota de crédito de Portugal em um grau, dizendo que os problemas de dívida nas economias mais fracas da zona do euro pode impedir que o Banco Central Europeu (BCE) eleve os juros três vezes neste ano, algo precificado pelo mercado.

Notícias de que os maiores bancos portugueses teriam ameaçado parar de comprar a dívida do governo também pressionavam a moeda comum europeia.

Às 9h24 (horário de Brasília), o euro caía 0,30 por cento, a 1,4180 dólar , retrocedendo após alcançar 1,4269 na segunda-feira, a máxima em cinco meses.

O dólar australiano caía 0,46 por cento, a 1,0326 dólar, ainda mais longe da máxima em 29 anos atingida na véspera. A divisa é mais sensível ao aperto monetário chinês, que pode limitar o crescimento do maior parceiro comercial da Austrália.

Às 15h, a ata da reunião de março do Federal Reserve será analisada em busca de dicas sobre a inclinação das autoridades a um aperto monetário. Alguns membros do Fed falaram em um tom mais favorável à elevação de juros recentecemente, enquanto outros continuam pessimistas.

Em relação a uma cesta de divisas <.DXY>, o dólar subia 0,12 por cento.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Agências

Israel recupera corpo de brasileiro em Gaza, o 4º morto pelo Hamas

Ex-miss Brasil dada como desaparecida no RS retoma contato com a família após 4 dias

Erdogan diz que Otan não deve contar com aval para adesão da Suécia antes de julho

'Brasil não pode mais ser marginalizado exterior', diz Lula em BH

Mais na Exame