Agências

Confiança na zona do euro sobe e clima de negócios salta

Indicador de clima de negócios saltou para máxima em 18 meses, sinalizando que a recuperação na Europa está se fortalecendo


	Moedas e cédulas de euro: índice de clima de negócios da zona do euro, que mede a fase do ciclo empresarial, melhorou para -0,01 ponto em outubro, ante -0,19 em setembro
 (Damien Meyer/AFP)

Moedas e cédulas de euro: índice de clima de negócios da zona do euro, que mede a fase do ciclo empresarial, melhorou para -0,01 ponto em outubro, ante -0,19 em setembro (Damien Meyer/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de outubro de 2013 às 09h01.

Bruxelas - A confiança na economia da zona do euro melhorou mais que o esperado em outubro devido ao maior otimismo na indústria, mostraram dados, enquanto o indicador de clima de negócios saltou para máxima em 18 meses, sinalizando que a recuperação na Europa está se fortalecendo.

A Comissão Europeia informou que seu índice de confiança econômica subiu para 97,8 pontos em outubro --maior nível desde agosto de 2011-- ante 96,9 pontos em setembro, enquanto a expectativa do mercado era de avanço para 97,3.

Separadamente, o índice de clima de negócios da zona do euro --que mede a fase do ciclo empresarial-- melhorou para -0,01 ponto em outubro, ante -0,19 em setembro, melhor leitura desde fevereiro de 2012.

A recuperação nascente da zona do euro é afetada por diferentes preços de crédito às empresas dos 17 países que compartilham o euro, com aquelas localizadas nos países periféricos, que sofrem com a austeridade fiscal e a alta taxa de desemprego, tendo que pagar mais.

"As avaliações da produção passada, o nível das encomendas em geral e as expectativas de produção melhoraram notadamente. Além disso, o nível de encomendas de exportação e de estoques de produtos acabados foram avaliados de modo mais positivo", informou a Comissão.

Acompanhe tudo sobre:Crise econômicaEuropaNível de confiançaZona do Euro

Mais de Agências

Israel recupera corpo de brasileiro em Gaza, o 4º morto pelo Hamas

Ex-miss Brasil dada como desaparecida no RS retoma contato com a família após 4 dias

Erdogan diz que Otan não deve contar com aval para adesão da Suécia antes de julho

'Brasil não pode mais ser marginalizado exterior', diz Lula em BH

Mais na Exame