Agências

Amat Escalante ganha em Cannes prêmio de melhor diretor

É o segundo ano consecutivo em que o prêmio de melhor direção vai para um mexicano

Escalante recebe o prêmio em Cannes: 'Heli' é o terceiro longa-metragem do diretor e o primeiro a concorrer à Palma de Ouro (Getty Images)

Escalante recebe o prêmio em Cannes: 'Heli' é o terceiro longa-metragem do diretor e o primeiro a concorrer à Palma de Ouro (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de maio de 2013 às 15h36.

Cannes - O mexicano Amat Escalante, autor de 'Heli', recebeu neste domingo o prêmio de melhor diretor da 66ª edição do Festival de Cannes.

Após o anúncio de Steven Spielberg, presidente do júri, Escalante subiu ao palco para manifestar sua gratidão e seu 'amor' pelo festival, e fez um apelo contra a violência, à qual disse esperar 'que nunca nos acostumemos'.

É o segundo ano consecutivo em que o prêmio de melhor direção vai para um mexicano, já que na edição passada a categoria foi vencida por Carlos Reygadas, responsável de 'Post Tenebras Lux'.

Escalante - nascido em Barcelona em 1979 e radicado no México - havia estado em Cannes pela última vez em 2010, quando foi exibida Semana da Crítica a fita 'Revolución', que reunia dez curtas-metragens dirigidos por vários diretores mexicanos sobre a Revolução Mexicana (1910-1917).

'Heli' é o terceiro longa-metragem do diretor e o primeiro a concorrer à Palma de Ouro, enquanto seus dois longas precedentes, 'Sangre' e 'Los Bastardos', foram vistos na seção 'Um Certo Olhar'.

Acompanhe tudo sobre:ArteCinemaEntretenimentoFestival de Cinema de Cannes

Mais de Agências

Israel recupera corpo de brasileiro em Gaza, o 4º morto pelo Hamas

Ex-miss Brasil dada como desaparecida no RS retoma contato com a família após 4 dias

Erdogan diz que Otan não deve contar com aval para adesão da Suécia antes de julho

'Brasil não pode mais ser marginalizado exterior', diz Lula em BH

Mais na Exame