Exame.com
Continua após a publicidade

Vacina em SP até fevereiro; fim da greve dos Correios: o resumo do dia

Tudo o que você precisa saber hoje: confira vídeo com as principais notícias que mexeram com os mercados, o Brasil e o mundo nesta segunda, 21 de setembro

J
Janaína Ribeiro

Publicado em 21 de setembro de 2020 às, 20h02.

Última atualização em 21 de setembro de 2020 às, 20h04.

No episódio de hoje, falaremos sobre o fim da greve dos Correios, a vacina contra a covid-19 para brasileiros, a guerra pela Suprema Corte americana e muito mais.

MERCADOS

Ibovespa cai para o menor patamar desde julho

A bolsa brasileira fechou em queda nesta segunda-feira, 21, com o aumento do número de casos de coronavírus na Europa e notícias sobre transações suspeitas envolvendo bancos globais. O Ibovespa, principal índice da B3, caiu 1,32% para 96.990,72 pontos – a menor pontuação de fechamento desde 3 de julho. Já a moeda americana fechou em alta de 0,4% nesta segunda-feira, 21, sendo negociado a 5,40 reais na venda. O movimento foi motivado pelo cenário de aversão ao risco no mundo, com os investidores ponderando os impactos de novas medidas de isolamento social na Europa. Pela manhã, a valorização dólar chegou a ser ainda mais acentuada, mas perdeu força ao longo do dia.

____

Aéreas lideram quedas por receio de segunda onda

Um dos mais atingidas pelos efeitos econômicos da pandemia, o setor de viagens representado pelas ações das companhias aéreas GOL e Azul e da agência de turismo CVC, voltou a liderar as perdas do Ibovespa nesta segunda-feira, 21, em meio aos temores sobre uma segunda onda de coronavírus.  Os papéis da GOL, Azul e CVC se desvalorizaram 8,46%, 7,8% e 4,4%, respectivamente.  Os sinais de uma segunda onda de contaminação vêm da Europa, com FrançaEspanha Reino Unido registrando números recordes de novos casos. Em algumas regiões do continente, com a capital espanhola Madri, medidas de isolamento social mais duros já foram reinstaurados.

____

Investidores da Tesla esperam anúncios sobre bateria para retomar rali

Aperte o cinto, porque terça-feira é o “Dia da Bateria” da Tesla e alguns investidores esperam que a apresentação do presidente-executivo Elon Musk sobre os avanços de armazenamento de energia da montadora faça suas ações retomarem o rali após a recente queda 21% nos papéis. Muitos analistas esperam que Musk revele melhorias de bateria sua vantagem sobre a General Motors, a Volkswagen e outras rivais. As opções da Tesla estão precificando uma movimentação de ações de cerca de 17% – para cima ou para baixo – até sexta-feira

____

CSN aprova IPO da unidade de mineração

Companhia Siderúrgica Nacional  informou nesta segunda que seu conselho de administração aprovou a oferta pública inicial de ações da unidade de mineração. o IPO tem como objetivo financiar parte dos negócios e expansão da unidade. Em 2019, mais de 80% da geração de caixa da CSN (medida pelo Ebitda ajustado) veio das vendas de minério de ferro. A unidade tem sido a tábua de salvação do grupo em meio ao desempenho decepcionante da siderurgia brasileira. A CSN Mineração é a segunda maior exportadora de minério de ferro do Brasil, atrás apenas da Vale, com produção de aproximadamente 35 milhões de toneladas por ano. 

____

BRASIL

Tribunal decide que greve dos Correios deve acabar

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) decidiu nesta segunda, dia 21, que a greve dos Correios deve acabar e a categoria deve voltar ao trabalho nesta terça, dia 22. Os ministros do tribunal do trabalho definiram que devem ser mantidas apenas 20 cláusulas do acordo coletivo assinado em 2019 — no total, são mais de 70 cláusulas. Também ficou decidido que o reajuste salarial será de 2,6%. Os sindicatos da categoria devem se reunir nesta segunda para decidir o que fazer diante da decisão do TST.

____

Toda a população de SP será vacinada até fevereiro de 2021

Os 46 milhões de habitantes do estado de São Paulo serão vacinados contra a covid-19 até fevereiro de 2021. A afirmação foi feita pelo governador João Doria em entrevista coletiva nesta segunda-feira, 21. O estado, por meio do Instituto Butantan, desenvolve um imunizante junto com o laboratório chinês Sinovac. Os testes estão na fase 3, a última antes de comprovar a eficácia, e a expectativa é que este processo vá até outubro. Com a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a imunização poderia começar já em dezembro. Nos próximos dias, o Butantan vai receber as primeiras 5 milhões de doses da vacina e a expectativa é de que até dezembro o total importado chegue a 46 milhões de doses.

____

Mercado eleva estimativa para inflação em 2020 pela 6ª vez

O mercado voltou a elevar a expectativa para a inflação este ano em meio às renovadas preocupações sobre a alta dos preços, ao mesmo tempo em que melhorou mais uma vez a perspectiva para a economia, de acordo com a pesquisa Focus divulgada pelo Banco Central nesta segunda-feira. O levantamento semanal apontou que a expectativa para a alta do IPCA em 2020 agora é de 1,99%, contra 1,94% na semana anterior e meta de 4%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou menos. Foi a sexta semana seguida em que houve aumento da projeção.

____

Vacina contra dengue pode ter protegido população de covid-19

Lugares em que grande parte da população contraiu dengue no ano passado e no começo deste ano demoraram mais tempo para ter transmissão comunitária exponencial da Covid-19 e registraram números menores de casos e de mortes causadas pelo novo coronavírus, indicando uma possível interação imunológica entre os dois vírus, segundo estudo liderado pelo cientista brasileiro Miguel Nicolelis.  Ainda segundo o pesquisador, já existem trabalhos mostrando que pessoas que têm sorologia positiva para dengue testam positivo para coronavírus sem ter o vírus, sugerindo que essas pessoas produzem um anticorpo que age nas duas doenças.

____

MUNDO

ByteDance garante que mantém controle do TikTok após acordo

 ByteDance enfatizou que permanecerá no controle do TikTok Global, o que parece contradizer declarações do presidente Donald Trump sobre como a nova entidade será dirigida por americanos e pagará uma atípica taxa de US$ 5 bilhões ao governo dos Estados Unidos. A startup mais valiosa do mundo buscou minimizar especulações de que está abrindo mão do controle de valiosos ativos e tecnologia chinesa após fechar um acordo com Oracle e Walmart para criar o TikTok Global. A ByteDance vai manter o controle total de seus algoritmos de mídia social e permitirá à Oracle apenas acesso limitado para visualizar o código-fonte para fins de “segurança”

____

A guerra pela Suprema Corte americana

Como se não bastassem a pandemia, uma crise econômica sem precedentes e um clima de tensão racial que não se via havia décadas, um novo elemento vai chacoalhar a eleição presidencial dos Estados Unidos. A morte da juíza Ruth Bader Ginsburg abriu uma vaga na Suprema Corte, um dos poderes mais importantes detidos pelo presidente americano. Republicanos e democratas estão em guerra para decidir quem tem o poder de indicar um novo nome para a mais alta instância da Justiça do país. Seria Donald Trump, um presidente que está a quatro meses do fim de seu mandato? Ou seria o próximo presidente, que toma posse em 20 de janeiro?

____

Referendo na Itália aprova redução do número de parlamentares

A Itália vai reduzir em um terço o número de parlamentares. A decisão foi ratificada pela população em referendo, em que 69% dos eleitores votou por reduzir o tamanho do Parlamento, segundo pesquisas de boca de urna. A votação aconteceu nesta segunda-feira, 21, quando os italianos também votaram em algumas eleições regionais do país. O número de parlamentares, incluindo deputados e senadores, vai passar de 945 para 600 a partir do próximo ano eleitoral, em 2023.A Itália tem o segundo maior Parlamento da Europa. O maior é o do Reino Unido, com 1.400 parlamentares.

____

Vídeo de promoção do exército chinês usa trechos de filmes de Hollywood

Um vídeo de promoção da Força Aérea chinesa causou polêmica nesta segunda-feira depois que internautas constataram o uso de trechos de filmes de ação americanos como “Transformers” ou “A Rocha”. Com 4,8 milhões de visualizações na rede social Weibo, o vídeo apresenta uma operação com o bombardeiro estratégico H6, capaz de transportar bombas convencionais ou nucleares. O vídeo mostra pilotos chineses atacando bases militares situadas em ilhas que se parecem com as dos Estados Unidos em Diego Garcia (Oceano Índico) e Guam (Oceano Pacífico). Mas os internautas detectaram outros detalhes surpreendentes no vídeo de mais de dois minutos.

____

#ExameAgora é o seu resumo diário de notícias aqui da Exame, apresentado por Beatriz Correia e Victor Sena.

Continua após a publicidade

Veja Também

Enchentes agora atingem SC; mais de 800 estão fora de casa devido a inundações
Brasil

Há 3 horas • 4 min de leitura

Enchentes agora atingem SC; mais de 800 estão fora de casa devido a inundações

Biden promete a estudantes que escutará protestos por Gaza e trabalhará por 'paz duradoura'
Mundo

Há 3 horas • 4 min de leitura

Biden promete a estudantes que escutará protestos por Gaza e trabalhará por 'paz duradoura'

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade
China anuncia investigação antidumping sobre produtos químicos importados da UE e dos EUA
Economia

Há 3 horas • 2 min de leitura

China anuncia investigação antidumping sobre produtos químicos importados da UE e dos EUA

Japão faz alerta depois de ursos atacarem diversas pessoas no nordeste do país
Mundo

Há 4 horas • 2 min de leitura

Japão faz alerta depois de ursos atacarem diversas pessoas no nordeste do país

Espanha chama para consultas embaixadora na Argentina e exige desculpas de Milei
Mundo

Há 5 horas • 4 min de leitura

Espanha chama para consultas embaixadora na Argentina e exige desculpas de Milei

Rayssa Leal vence etapa da China do Pré-Olímpico de skate street
Esporte

Há 6 horas • 1 min de leitura

Rayssa Leal vence etapa da China do Pré-Olímpico de skate street

Exclusivo: O nome da empresa que vai reunir Arezzo&Co e Soma
Exame IN

Há 6 horas • 2 min de leitura

Exclusivo: O nome da empresa que vai reunir Arezzo&Co e Soma