MAIS VÍDEOS com Karina Souza

Milhões aderem ao Pix, Doria promete investimentos: o resumo do dia

Tudo o que você precisa saber hoje: confira vídeo com as principais notícias que mexeram com os mercados, o Brasil e o mundo nesta sexta, 16 de outubro

No episódio de hoje, falaremos sobre as milhões de pessoas que aderiram ao PIX, Dória prometendo investimentos e muito mais.

MERCADOS

Ibovespa fecha em queda e se afasta dos 100 mil pontos

A bolsa brasileira fechou em queda, apesar de as bolsas internacionais terem recuperado parte das últimas perdas. Ainda pela manhã, o Ibovespa acompanhou o tom positivo do exterior, mas voltou para o terreno negativo, encerrando com perdas de 0,75%, em 98.309,12 pontos. Com grande peso no índice, as ações do setor financeiro e da Petrobras foram as principais responsáveis pela queda. Na semana, o Ibovespa subiu 0,85%.

Na contramão do exterior, dólar sobe e fecha semana em alta de mais de 2%

O dólar subiu 0,32% nesta sexta-feira e encerrou sendo vendido a 5,643 reais. O movimento foi na contramão do cenário externo positivo para ativos de risco, como moedas emergentes. Internamente, o cenário ainda é de cautela em relação à política fiscal brasileira, com avaliações de que o teto de gastos pode ser estourado em 2021 ganhando cada vez mais força.

Goldman Sachs alerta sobre mudança iminente na liderança do mercado

Para o Goldman Sachs, uma série de mudanças políticas e econômicas deve frear o desempenho de ações de tecnologia e impulsionar papéis que ficaram para trás no rali, como de bancos e montadoras. Fatores como o aumento dos rendimentos dos títulos, a expectativa de aprovação de pelo menos uma vacina contra a covid-19 e o potencial de uma vitória democrata nas eleições nos Estados Unidos podem levar a uma ‘reversão da sorte’ para o setor que tem sido o vencedor do mercado acionário na pandemia.

Gestoras globais apontam cinco vantagens de investir no exterior

Com as taxas de juro na mínima histórica e incertezas quanto à sustentabilidade fiscal do país, a busca por ativos internacionais tem crescido de forma significativa. Investimentos em dólar e ativos americanos são apenas duas de uma série de formas de investir no mercado internacional. Em seminário da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp) algumas das maiores gestoras do mundo, como BNP Paribas, J.P. Morgan e Legg Mason falaram do poder da diversificação global e alertaram para os riscos de manter todo o investimento em um único país.

BRASIL

Governo de SP gasta R$ 2 mi a cada 120 dias para recapturar André do Rap

O custo do estado de São Paulo para identificar o paradeiro e prender André Oliveira Macedo, também conhecido como André do Rap, é de 2 milhões de reais a cada 120 dias, informou o governador João Doria (PSDB) nesta sexta-feira, 16. De acordo com Doria, este valor é calculado em custos operacionais, custos com equipamentos e diárias das polícias Civil, Militar e Científica.

Meirelles: PIB de SP deve crescer 5% em 2021

O secretário da Fazenda e Planejamento de São Paulo, Henrique Meirelles, afirmou que o produto interno bruto (PIB) do estado deve cair entre 2,0% e 2,5% neste ano por causa da pandemia do novo coronavírus. Segundo Meirelles, o crescimento esperado para 2021 é superior a 5%.

Dória dá cinco dias para Ministério da Saúde definir se quer Coronavac

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou que o próximo dia 21 é a data-limite para a definição de como será feita a aplicação da vacina Coronavac, contra o coronavírus em desenvolvimento pelo Instituto Butantan. Nesta data, Doria tem reunião prevista com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, a fim de decidir se o governo federal fará a aquisição, distribuição e aplicação do imunizante pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Trem regional SP-Campinas: Doria retoma plano de concessões

O governador de São Paulo anunciou nesta sexta-feira, 16, um plano com 19 concessões, privatizações e parcerias com a iniciativa privada para o estado nos próximos dois anos. Chamado de Retomada 21/22, o projeto promete investimentos no valor de 36 bilhões de reais e a geração de 2 milhões de empregos ao longo deste período. Boa parte dos projetos já tinham sido anunciados em 2018 e 2019.

MUNDO

EUA rejeita proposta da Rússia para prorrogar pacto sobre armas nucleares

As perspectivas de prorrogação do mais recente tratado que limita a mobilização de armas nucleares estratégicas de Estados Unidos e Rússia pareciam desanimadoras nesta sexta-feira, 16, depois que o governo americano rejeitou uma proposta russa de renovação incondicional de um ano por considerá-la “inviável”.

Países ricos desafiam Trump com plano de aliviar dívida de Cuba

Membros do Clube de Paris, um grupo informal de países ricos, estão perto de suspender as obrigações de dívida de Cuba neste ano, medida que desafia as tentativas dos Estados Unidos de bloquear qualquer alívio financeiro para a ilha. Um grupo de mais de uma dúzia de países do grupo de credores com sede em Paris deve concordar com um pedido de Cuba para adiar o pagamento da dívida com essas nações que vence no fim de outubro, de acordo com três pessoas a par das negociações.

Estado conservador passou a votar nos democratas e pode desempatar eleição

Nova pesquisa da parceria Exame/IDEIA feita com eleitores no Arizona mostra Biden ligeiramente à frente, com 2 pontos percentuais de vantagem (48% dos votos, ante 46% de Trump). Os dois estão empatados pela margem de erro, no que deve ser uma das eleições mais acirradas dos EUA nas últimas décadas.

Vendas no varejo nos EUA superam expectativas, mas perspectiva é incerta

As vendas no varejo dos Estados Unidos aumentaram mais do que o esperado em setembro, confirmando um forte trimestre de atividade econômica, embora a recuperação da recessão esteja em uma encruzilhada, conforme o auxílio do governo chega ao fim e empresas continuam dispensando trabalhadores.

O #ExameAgora é o seu resumo diário de notícias aqui da Exame, apresentado por Beatriz Correia e Victor Sena

Notícias sobre
Apoie a Exame, por favor desabilite seu Adblock.