Tecnologia

Wi-Fi pode reduzir até 50% os custos das operadoras

Conclusão da consultoria Analysys Mason leva em conta os esforços de operadoras da Europa Ocidental para atender à demanda de tráfego de dados

Segundo o estudo, para combater o custo excessivo da melhoria das redes, a saída seria investir em tecnologias alternativas, como o Wi-Fi (Boris van Zanten / Wikimedia Commons)

Segundo o estudo, para combater o custo excessivo da melhoria das redes, a saída seria investir em tecnologias alternativas, como o Wi-Fi (Boris van Zanten / Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de fevereiro de 2012 às 10h44.

São Paulo - Aumentar as redes Wi-Fi pode ser a solução para as operadoras reduzirem em até 50% os custos de transporte de rede e enfrentar o aumento de até oito vezes nos custos de acesso 3G. A conclusão é da consultoria Analysys Mason, que divulgou relatório sobre o assunto nesta sexta-feira, 3.

De acordo com o levantamento, as operadoras da Europa Ocidental têm empregado esforços apenas no sentido de atender à demanda pelo crescente tráfego de dados, implantando cada vez mais estações rádio base (ERBs). O custo total destes investimentos pode chegar a US$ 40 bilhões por ano até 2016.

"As operadoras não podem se dar ao luxo de gastar tanto dinheiro", diz Terry Norman, co-autor do relatório e analista líder para o programa sem fio Analysys Mason redes de pesquisa. "Por isso, as operadoras irão aceitar o congestionamento da rede ou usar de preços para controlar a demanda - o que não é uma boa prática comercial. A solução elegante é fazer melhorias de eficiência substanciais".

Para combater o custo excessivo da melhoria das redes, a saída seria investir em tecnologias alternativas, como o Wi-Fi, que é amplamente utilizado. Com preços competitivos, é um dos principais candidatos para compor pequenas células nas redes das teles.

Acompanhe tudo sobre:InternetWi-Fi

Mais de Tecnologia

Spotify vai adicionar seção de comentários em podcasts

Este recurso valioso da Apple foi criado por estagiário; saiba como

Presos no espaço, astronautas da Nasa enfrentam problema em cápsula espacial da Boeing

Starlink, de internet via satélite, lança versão Mini; saiba o preço e disponibilidade

Mais na Exame