Exame Logo

Volante e pedais? Carros do futuro não precisarão mais disso

Departamento de Transportes dos EUA defende a revisão da exigência dos equipamentos para operarem nas estradas

(Uber/Volvo/Divulgação)
AA

Ariane Alves

Publicado em 7 de outubro de 2018 às 05h55.

Última atualização em 7 de outubro de 2018 às 05h55.

São Paulo -- Promessa de transporte nos próximos anos, os carros autônomos não precisarão conter equipamentos como volante, pedais e espelhos. Um relatório lançado na última semana pela Administração Nacional de Segurança no Trânsito nas Estradas (NHTSA) nos Estados Unidos defende a revisão de regras de segurança e aponta mudanças para o setor.

Segundo o relatório obtido pela Reuters, a agência americana pretende reformular as regras que atualmente impedem a operação de carros totalmente autônomos nas estradas por não possuírem tais equipamentos, defendendo que certos padrões são necessários apenas quando um motorista humano é o responsável pela direção do veículo.

Veja também

Elaine Chao, Secretária de Transportes dos Estados Unidos, afirmou no relatório que os carros autônomos têm grande potencial para reduzir drasticamente os acidentes de trânsito e as mortes em estradas, mas que o público tem “preocupações legítimas sobre segurança e privacidade em tecnologias autônomas”.

Liberdade de escolha

A agência afirmou ainda que veículos autônomos "precisam ser mais flexíveis e responsivos, neutros em termos de tecnologia e voltados para o desempenho", sinalizando a orientação que seguirá nas futuras mudanças. O Departamento de Transportes não defenderá o fim dos carros dirigidos por humanos durante a administração de Donald Trump, em nome da “liberdade dos americanos de dirigirem seus próprios veículos e fazerem suas escolhas”.

Grandes empresas de veículos têm investido muito no setor de autônomos e pretendem lançar seus modelos em breve. A General Motors já apresentou petições pedindo a alteração das regras de segurança permitindo a ausência de controles humanos para uma frota de compartilhamento de veículos que espera lançar em 2019, assim como a Ford, que planeja colocar seus modelos no mercado em 2021.

Acompanhe tudo sobre:CarrosCarros autônomosEstados Unidos (EUA)FordGM – General MotorsTransportes

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Tecnologia

Mais na Exame