Tecnologia

Viacom exige que YouTube retire seus conteúdos do ar

Medida deve atingir mais de 100.000 vídeos postados no site

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h24.

A Viacom exigiu que o YouTube retire do ar todo os conteúdos relacionados às marcas que administra, como MTV, Nickelodeon e Comedy Central. A solicitação foi feita nesta sexta-feira (2/2), após as companhias não chegarem a um acordo sobre o modo de veicular o material. Segundo o jornal britânico Financial Times, o caso alimenta ainda mais as dúvidas do mercado sobre a capacidade de o YouTube conseguir estabelecer relações positivas com os grupos tradicionais de mídia. As estimativas são de que a medida atinja mais de 100.000 videoclips do YouTube, que geram mais de 1,2 bilhões de visitas.

O principal ponto de discórdia é a divisão das receitas publicitárias geradas pelos vídeos da Viacom no YouTube. Os executivos do grupo de mídia também ficaram frustrados com a não-implementação, pelo site, de um sistema de monitoramento de conteúdo que deveria ser implantado no início deste ano. O controle permitiria saber quando quando um conteúdo da Viacom foi postado.

Em nota à imprensa, a Viacom acusa o YouTube e o Google - controlador do site - de "roubar" toda a receita decorrente de seu material, "sem gerar as justas compensações às pessoas que gastaram seu esforço e dinheiro para criá-lo".

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Foguete da Toyota? Entenda por que a fabricante do Corolla está mirando o espaço

Investimento de US$ 1 bi da Apple não resolve proibição do iPhone 16 na Indonésia

MPF oficia Meta para saber se mudanças na política de checagem de fatos se aplicam ao Brasil

Irmã de Sam Altman acusa CEO de abuso; familia alega preocupações com a saúde mental de Annie Altman