- Últimas notícias
- Revista EXAME
- YPO - Líderes Extraordinários
- Exame IN
- Brasil
- Clima
- PME & Negócios
- Exame CEO
- ExameLab
- Bússola
- Casual
- Inteligência Artificial
- Ciência
- Economia
- Colunistas
- Esfera Brasil
- Exame Agro
- Inovação
- Marketing
- Melhores e Maiores
- Mundo
- Mercado Imobiliário
- Net Zero
- POP
- Esporte
- Seguros
- Tecnologia
- Vídeos
- Expediente
Veja como é o primeiro dia de aula na Singularity University
A INFO publicará toda semana as experiências do brasileiro Breno Assis, 23 anos, na Singularity University, nos Estados Unidos, instituição em que é bolsista
Modo escuro
nasa
Publicado em 25 de junho de 2014 às, 17h10.
A INFO publicará toda semana as experiências do brasileiro Breno Soares, 23 anos, na Singularity University, nos Estados Unidos, instituição em que é bolsista. Assis é vencedor do Call to Innovation, da Fiap, plataforma unificada que integra sistemas operacionais da SPTrans, EMTU, CPTM, Metrô e Via Quatro, permitindo que o usuário tenha informações sobre chegadas e partidas, tempo de espera, condições da viagem e deslocamento.
As primeiras experiências na Singularity University são bem introdutórias. Pode-se dizer que a dinâmica é: Dia -2, dia -1 e, então, finalmente o dia 0, na terça-feira (17), com a foto oficial da turma, cerimônia de abertura no Computer History Museum, iniciações para algumas matérias do currículo e o recebimento do broche da SU, oficializando a chegada.
Durante a cerimônia, é possível interagir com os criadores de algumas startups, como a Made In Space e a City X, a qual possui um projeto educacional interessante baseado em 3D Printing, que vale a pena ser levado ao Brasil.
Além da realização de um sonho, os momentos iniciais são cheios de grandes surpresas. Algumas delas valem ser citadas, por exemplo, a possibilidade de acompanhar a Copa do Mundo durante momentos livres, quando os alunos se juntam para assistir às transmissões dos jogos e torcer.
Além disso, tem laboratório da NASA AMES, que fica dentro do campus da Singularity University, que é o responsável pela missão Kepler, um observatório espacial projetado pela NASA com o objetivo de procurar por planetas extrassolares.
Já nos grandes desafios, que são o principal propósito da participação na SU, é possível entender o tamanho da responsabilidade! Durante a próxima semana os alunos terão palestras em cada área de desafio e, inclusive, farão visitas para conhecer os problemas de perto (aqueles que as áreas próximas enfrentam).
Segundo dia
A terça-feira (17) começou com a palestra dos fundadores da SU, Ray Kurzweil e Peter Diamandis, com um panorama geral sobre as tecnologias exponenciais, e como esse fator derivado da Lei de Moore é real, em diversas áreas do conhecimento e indústrias, e como está cada vez mais acentuado no mundo.
Em seguida, foi a vez de Sheril Kirshenbaun (www.sherilkirshenbaum.com), que mostrou uma parte do seu trabalho, no qual desenvolve a ponte entre pesquisadores e artigos científicos complexos e o público geral, bem como o governo, ao traduzir conhecimento científico para as massas, cobrindo esse abismo que existe entre os cientistas e o público.
Depois foi a vez das atividades externas. Em outros grupos aleatórios, os alunos tiveram que encontrar os adesivos da SU espalhados pelo campus. Foi uma atividade bastante cansativa, mas a ideia era mostrar a colaboração dentro dos times e entre os times. Além de fazer com que os alunos se sintam mais em casa.
Ao final da noite, tivemos o primeiro VIP Fireside Speaker, David Roberts. Ele foi aluno do GSP em 2010 e também teve a oportunidade para trabalhar na CIA. Sua palestra sobre Tecnologias Disruptivas e Impacto Global foi incrivelmente inspiradora! Ele apresentou casos de outros ex-alunos que, mesmo sem atuação nas áreas de conhecimento cobertas pela SU, abriram startups em áreas distintas como tecnologia espacial, nanotecnologia, biotecnologia etc. A segunda parte de sua apresentação trouxe os conceitos de evolução, revolução e disrupção .
São tantas mentes brilhantes, pessoas com histórias incríveis e ideias nobres que a conversa costuma ir sempre mais longe do que os ponteiros do relógio!
Últimas Notícias
Tecnologia
Foxconn, parceira da Apple, investe US$ 1,5 bi na Índia e acelera debandada da China
Há 19 horas
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Veículo de luxo financiado? Entenda por que essa pode ser uma boa opção
Mercado Livre de Energia inaugura uma nova era para as PMEs
O que as lideranças devem ter no radar para 2024, segundo o CEO da Falconi
Feirão oferece taxas a partir de 1,18% na compra de veículos
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.