Vai viajar? Site reúne cursos rápidos para turistas
O site Sabiar é uma plataforma que reúne cursos culturais rápidos para viajantes de diversas regiões.
Da Redação
Publicado em 28 de maio de 2014 às 13h49.
Viajar é sem dúvidas uma das melhores opções para curtir o tempo livre ou as férias. Mas longos períodos em um mesmo lugar faz crescer aquela vontade de conhecer e interagir melhor com a cultura local. E essa tendência, chamada de turismo criativo, já vem sendo explorada por alguns setores.
Apaixonada por viagens, a blogueira Adriana Lima reconheceu neste modelo de negócio uma oportunidade e criou o site Sabiar, uma plataforma que reúne cursos culturais rápidos para viajantes de diversas regiões.
O site foi lançado no início deste ano em fase de testes e há cerca de um mês vem operando normalmente. Segundo Adriana, o projeto levou seis meses para ficar pronto, no final do ano passado.
Mantenho um blog de viagens há 4 anos e pude viajar bastante. Acabei percebendo que a parte mais legal era conhecer alguém local ou realizar um passeio cultural diferente. Uma vez fui a um casamento na Bulgária e a noiva pagou para que aprendêssemos uma dança típica. Acabei me envolvendo mais com o turismo criativo e percebi que não havia um site com essa proposta no Brasil, de pesquisar cursos por temas, localidades ou datas. E foi daí que surgiu a ideia do Sabiar, disse Adriana a INFO.
O site conta com 40 cursos cadastrados em 15 cidades diferentes, sendo a maior parte no Brasil. Até o final deste ano a empresa pretende cadastrar 200 cursos em 30 lugares diferentes.
Resolvemos começar focando no Brasil por conta da Copa do Mundo para aproveitar o fluxo de turistas no país. Até por isso fizemos um site bilíngue, afirmou Adriana.
Todos os cursos cadastrados no site passam pela curadoria da própria Adriana ou de algum parceiro local, para que as informações, metodologia e qualificações dos professores sejam comprovadas e garantam a qualidade das ofertas na plataforma.
Quando escolher um curso, o usuário pode reservar sua participação diretamente no site. Os valores variam de acordo com o tipo de curso escolhido e o pagamento pode ser feito por meio do PayPal.
Os cursos são separados por categorias: fotografia, gastronomia, esportes e arte. Há desde cursos básicos de fotografia até um workshop para confecção de mandalas ou de grafite, por exemplo.
Segundo Adriana, os cursos gastronômicos são os mais procurados no site. Nossa ideia é alcançar pessoas que busquem por coisas bem diferentes, além dos que procuram por cursos mais comuns como fotografia.
O próximo passo da empresa é ampliar a divulgação do serviço. Para isso contará com parcerias com agências de turismos, operadoras de viagem, albergues e hotéis.
Vamos começar a oferta de passeios visando a Copa, com programas que envolvem arte, culinária, futebol e música brasileira para que as pessoas possam conhecer a cultura do Brasil. Também haverá parceria com operadoras de viagem com pacotes que trazem um diferencial como levar o turista para um tour em cervejarias na Bélgica ou passar 5 dias no México em uma vila típica e desfrutando da gastronomia local, disse Adriana.