Uso de VPN cresce no Brasil e se equipara aos EUA, aponta estudo
Mais de 60 milhões de brasileiros adotaram tecnologias de VPN nos últimos dois anos; millennials e geração X lideram a adoção
Modo escuro
Business, Technology, Internet and network concept. VPN network security internet privacy encryption concept.VPN, Security, Connection, Encryption, Protection (Royalty-free/Getty Images)

Publicado em 1 de setembro de 2023 às, 14h38.
Última atualização em 1 de setembro de 2023 às, 14h42.
Nos últimos dois anos, o Brasil acompanhou um salto no uso de VPN, com uma taxa de adoção que já alcança mais de 60 milhões de pessoas, com cerca de 30% da população usando o protetor de navegação.
É o que mostra um estudo recente conduzido pela NordVPN, que entreviu 151.400 pessoas, em 18 países, incluindo Brasil, EUA, Canadá, Reino Unido e Austrália.
Nos EUA, o cenário mostra que a VPN já é popular há mais tempo, com um terço da população recorrendo a essa tecnologia para navegar online. Tanto em território nacional quanto norte-americano, as gerações mais engajadas com o uso de VPN são a Geração Y e a Geração X.
Entretanto, o estudo trouxe à tona um fato curioso sobre a Geração Z nos Estados Unidos: apesar de ser considerada a mais ativa digitalmente, demonstra os hábitos menos seguros no uso de VPNs, optando, em sua maioria, por versões gratuitas, o que pode acarretar em riscos à privacidade e segurança, sugere o levantamento.
No Brasil, 46% dos usuários de VPN afirmam que sua principal motivação é proteger dispositivos e contas online. Porém, a preferência ainda é pelas opções gratuitas. Dados apontam que 52,4% dos usuários escolhem serviços de VPN sem custo, enquanto 39% investem em provedores pagos e 12,2% utilizam VPNs corporativos.
Adrianus Warmenhoven, consultor de segurança cibernética da NordVPN, ressalta a necessidade de conscientização sobre a escolha de VPNs: "As pessoas estão mais cientes das VPNs e se preocupam com a segurança dos dados. Contudo, ainda há espaço para melhoria nos hábitos de uso."
O que é uma VPN?
O propósito de utilizar uma VPN é tornar sua conexão mais privada, reforçando sua privacidade e segurança ao conectar-se a servidores de um país específico, como se estivesse "camuflado".
Isso porque permite o acesso a serviços exclusivos de determinadas regiões através de redes estrangeiras. Conexões VPN podem ser estabelecidas manualmente ou através de aplicativos, e frequentemente as empresas responsáveis cobram pelo serviço.
Vantagens ao usar VPN
- Criptografia de conexão: impede que terceiros monitorem atividades online.
- Wi-Fi público seguro: estabelece conexão criptografada, protegendo dados em redes públicas.
- Economia em reservas: permite conexão em servidores estrangeiros para buscar ofertas.
- Acesso a conteúdos em viagens: ao simular a localização, possibilita acesso a plataformas e sites nativos.a
Créditos

André Lopes
RepórterCom quase uma década dedicada à editoria de Tecnologia, também cobriu Ciências na VEJA. Na EXAME desde 2021, colaborou na coluna Visão Global, nas edições especiais Melhores e Maiores e CEO. Atualmente, é editor de Inteligência Artificial.Últimas Notícias
Empresa chinesa inicia produção de drones; capacidade anual chega a 10 mil unidades
Há 22 horasO custo da biometria facial: sem a tecnologia, Brasil perderia R$ 1,6 bilhão no PIB
Há 23 horasBranded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.
leia mais