Tecnologia

Como descobrir uma fonte a partir da imagem pela internet

Viu um texto cujo design das letras lhe agradou? Veja como encontrar a fonte

Rafael Arbulu
Rafael Arbulu

Redator freelancer

Publicado em 15 de maio de 2024 às 17h19.

As fontes são parte de qualquer coisa que você faça com um computador, desde editar um texto no Word até escrever longos tutoriais para o EXAMELab. E assim como ocorre com qualquer desenho, há quem observe o formato e o design de um conjunto de letras e acabe querendo saber mais sobre ele.

Pensando nisso, nós juntamos algumas dicas – que você confere logo abaixo – sobre como você pode descobrir (e até mesmo baixar) as fontes que você mais quer para os seus projetos.

Como identificar fonte por imagem no celular

WhatTheFont

“WhatTheFont” é, possivelmente, o aplicativo mais popular para identificação de fontes. Disponível em versão online para navegadores e também em versões dedicadas para iOS e Android, é no formato mobile que ele supera expectativas.

Assim como outros no meio, o WhatTheFont não requer nenhum conhecimento de código, e usa da inteligência artificial (IA) para encontrar fontes dentro de capturas de imagens. Não à toa, ele tende a ser uma presença constante nas mesas de trabalho de designers e outros artistas digitais.

No computador, o WhatTheFont funciona tanto com endereços de imagens como utilizando um printscreen do computador. Entretanto, o serviço eventualmente pedirá por inscrição ainda que seja gratuito.

Nos smartphones, as versões para Android e iOS são baixadas gratuitamente, e funcionam por meio de URLs das páginas desejadas.

Como identificar fonte pelo Photoshop

O mundialmente conhecido editor de imagens Adobe Photoshop também tem um recurso que permite que você identifique a fonte por meio de imagens importadas para dentro dele. Assim que você colar uma nova imagem, é possível navegar pelo menu para descobrir essa informação:

  • Na barra de ferramentas superior, procure pela guia “Texto”
  • Em seguida, clique em “Janela” e, depois, “Informações do caractere”
  • O seu cursor do mouse vai mudar: passe com ele sobre o texto desejado e o Photoshop exibirá as informações da fonte – incluindo o seu nome

Entretanto, é importante ressaltar que o Photoshop só reconhecerá uma fonte se ela estiver instalada no seu computador. Caso não seja esse o caso, ele listará o resultado como “Fonte desconhecida”.

Aí, você terá que usar uma outra função…

Localizar fonte semelhante

Quando o Photoshop ou você não conhecem a fonte a ser procurada – ou você não a tem instalada em seu computador – então é melhor usar o recurso “Localizar fonte semelhante”. Como já diz o nome, ele faz com que o editor de imagens da Adobe encontre fontes parecidas com aquela que você está pesquisando.

Para isso, faça o seguinte:

  • Com o Photoshop aberto, crie um novo documento barra de ferramentas
  • Com o novo documento aberto e pronto para edição, vá para a mesma guia “Texto” das dicas anteriores
  • Digite qualquer coisa no documento e busque pela opção “Tipo”, seguido de “Localizar Fonte Semelhante”

O que vai acontecer agora é: o Photoshop listará uma série de fontes similares à que você usou na digitação, todas com seus devidos nomes. No caso de uma fonte ainda não tem instalada, ele pode levar você à página de instalação dela ou de outras parecidas. Entretanto, ele nem sempre vai saber identificar a fonte.

Como instalar fontes no computador

Esbarrar no problema do Photoshop não reconhecer uma fonte é certamente uma inconveniência – mas você resolve isso da forma mais óbvia possível: instalando novas fontes no seu computador.

Foi-se o tempo em que você tinha que fazer isso por meio do Microsoft Word, com escolhas incrivelmente limitadas. Hoje, encontrar fontes é um processo simples – uma busca no Google lhe oferece diversos sites confiáveis para encontrar fontes bastante atraentes. Aqui vão os cinco mais conhecidos:

  • Google Fonts
  • DaFont
  • FontSpace
  • 1001FreeFonts
  • FontSquirrel

Todos esses contam com opções de fontes para incrementar sua capacidade de escrita com o computador. Todavia, antes de utilizar uma determinada fonte, verifique a licença atribuída a ela, isto é, se é permitido usar a fonte para uso comercial ou apenas para projetos pessoais, por exemplo.

A instalação, no entanto, requer um pouquinho mais de atenção: ao contrário de uma simples imagem da internet – que seu navegador provavelmente jogará na pasta “Downloads”, do seu sistema operacional, a ação de baixar uma fonte tem alguns passos depois disso.

Assim que você fizer o download, abra a pasta onde o arquivo foi salvo e copie-o pelo comando “CTRL” e “C” do teclado. Em seguida, navegue pelas pastas do seu computador, seguindo pelo caminho “C:/”, depois “Windows” e, finalmente, “Fontes” e cole o arquivo copiado (no comando “CTRL” e “V”).

Apenas quando o arquivo estiver dentro desta pasta é que o seu computador a reconhecerá como uma fonte instalada, fazendo-a ser reconhecida por todos os editores de texto que você usar no seu PC.

Como identificar qual é a fonte pelo computador

Se você estiver em um desktop ou notebook, identificar a fonte de uma página é um processo tão simples quanto clicar uma ou duas vezes na tela – inclusive, é exatamente isso que você deve fazer.

À parte de usar sites e aplicativos especialmente dedicados a isso (mais sobre eles abaixo), há uma forma nativa – ou seja, que não requer nenhum download ou instalação – para que você encontre uma fonte pelo seu próprio navegador.

Para isso, vá até a página que tem a fonte que você deseja encontrar e, em qualquer lugar dela, clique com o botão direito do mouse. Em seguida, clique em “inspecionar” (aqui, vale uma observação importante: o nome da opção pode variar de navegador para navegador).

Isso vai abrir uma janela com o console da página que você está vendo. Basicamente, é o “esqueleto” dela se fosse visto em códigos de programação, mas fique sossegado – você não precisa ser programador para entender o que vem a seguir.

  • Na nova janela identifique a opção “Estilos” ou correspondente
  • Em “Estilos”, normalmente é exibido o nome da ou das fontes usadas na página

Agora, se quiser uma solução mais direta, abra a página com a fonte desejada e, em seu teclado, pressione simultaneamente as teclas “CTRL” e “U”. Isso vai abrir uma nova aba com todo o código-fonte da página.

Nessa nova aba, aperte simultaneamente “CTRL” e “F” para abrir a caixa de busca, digitando em seguida “font-family” (sem as aspas) e pressione “ENTER”. O seu cursor de navegação será levado ao nome da fonte.

Leia também

Acompanhe tudo sobre:Tutorial

Mais de Tecnologia

Novo app permite instalar jogos retrô da Nintendo no iPhone; saiba como

Neuralink, de Elon Musk, fará teste de implante cerebral em novo voluntário

Contra Huawei, Apple corta preço de iPhone na China

TikTok passa a testar vídeos de 60 minutos e acirra disputa com YouTube

Mais na Exame