Tecnologia

UE cria tecnologia para auxiliar mobilidade de necessitados

Projeto financiado pelo órgão permite controlar a distância equipamentos eletrônicos domésticos, como televisão e ar condicionado

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de janeiro de 2011 às 15h38.

Bruxelas - Pesquisadores da União Europeia (UE) desenvolveram um sistema para facilitar a rotina de idosos e portadores de necessidades especiais, trata-se de um controle a distância de equipamentos eletrônicos domésticos, como anunciou nesta quinta-feira a Comissão Europeia (órgão executivo da UE).

O projeto, batizado de "I2HOME" e financiado com 2,7 milhões de euros da verba da UE, permite que os idosos e portadores de necessidades especiais controlem a distância diversos equipamentos e serviços eletrônicos do lar utilizando seus telefones celulares e outros dispositivos.

O sistema usa um console universal a distância, personalizado, simplificado e baseado nas normas técnicas atuais, explicou a Comissão em comunicado.

A interface funciona num comando a distância universal, telefone celular e computador, e pode ser usado para controlar iluminação, televisão, leitor de DVD, ar condicionado, sistema de calefação e outros aparatos domésticos.

O vice-presidente da Comissão e responsável pela Agenda Digital, Neelie Kroes, destacou que o projeto financiado pela UE "pode facilitar a vida de todos os cidadãos da União", e em particular, "os idosos, os deficientes físicos e as pessoas com dificuldade visual".

Para as pessoas com deficiência visual, os controles visuais são substituídos por uma interface de voz.

O projeto piloto do "I2HOME" foi testado em casas de famílias na República Tcheca, Alemanha, Espanha e Suécia, enquanto mais de 100 organizações e empresas da Europa já aplicam a tecnologia.

Acompanhe tudo sobre:EuropaInovaçãoUnião EuropeiaTerceira idade

Mais de Tecnologia

IA do TikTok inaugura um mundo de vídeos realistas — mas sem humanos

Primeira liga comercial de luta entre robôs humanoides estreia na China

Big Techs tentam driblar taxa de Trump para profissionais estrangeiros

Discord vai exigir verificação de idade para liberar conteúdo